Politécnico do Porto recebeu curso de treinadores de ténis de praia

16 Novembro, 2023

Numa iniciativa que contou com aproximadamente duas dezenas de inscritos, a Federação Portuguesa de Ténis levou a cabo, com a cooperação da Associação de Ténis do Porto, o 1.º curso de treinadores de ténis de praia (beach tennis), ação que decorreu nas instalações do Politécnico do Porto, que dispõe de quatro campos de ténis de praia onde a associação realiza alguns dos eventos. Aliás, através do protocolo estabelecido com o Politécnico do Porto, a AT Porto tem a direção técnica das escolas de ténis e ténis de praia do Politécnico.

Como preletores do curso estiveram o distinto treinador italiano, Michele Folegatti, Selecionador Nacional Italiano de Ténis de Praia com uma série de títulos, entre os quais os 6 de campeão mundial de juniores, 7 vezes campeão europeu do mesmo escalão, tendo igualmente obtido 6 medalhas de ouro e 5 de prata nos Jogos do Mediterrâneo, Ana Noro, ex-atleta da seleção nacional portuguesa de ténis de praia de 2007 a 2013, Dino Almeida, atual Coordenador do Ténis de Praia da FPT, Ana Soares, psicóloga com 15 anos de experiência, especializada em ténis e Bruno Alves, do Departamento de Formação da FPT.

O curso contou também com a valiosa colaboração e participação de Manuela Cunha (4 vezes Campeã Nacional, melhor rank ITF 35), Pedro Maio (melhor rank ITF 39) e Henrique Freitas (melhor rank ITF 35), que fazem a dupla Campeã Nacional desde 2015. Com estes 3 melhores jogadores da história do ténis de praia português a prepararem a sua carreira de treinadores, muito vai ganhar o desenvolvimento do Ténis de Praia nacional.

A Associação de Ténis do Porto foi uma das primeiras Associação Regionais (ARs) a desenvolver o Beach Tennis em Portugal, a partir de 2005, e, em 2008, realizou a 1ª prova internacional ITF em Portugal e a única até 2010 (Matosinhos Beach Tennis). Desde então tem havido um crescimento constante tanto em número e qualidade de atletas, como em número e atividade de Clubes, com o seu epicentro em Matosinhos. No próximo ano de 2024 o Campeonato Nacional de Ténis de Praia será realizado em Matosinhos, com a colaboração do CAM – Clube de Areia de Matosinhos.

Relacionados

pink-tour
Dez etapas do Pink Tour em 2024
Entrega de Prémios
Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto
final interclubes +35
CT Viana conquista título de equipas veteranos +35 anos
CAMPEONATO REGIONAL VETERANOS - Antonio soares pereira 2024_banner
Campeonatos Regionais Veteranos AT Porto – Taça António Soares Pereira 2024
vale-sousa-cup
Lena Couto e José Freitas conquistam Vale do Sousa Cup