Winter Cups Sub12: Nortenhos vice-campeões na Estónia

29 Janeiro, 2018

Aproxima-se o final do mês de Janeiro e, tal como é habitual ano após ano, começam a disputar-se as fase de qualificação dos Campeonatos Europeus de Inverno, vulgo Winter Cups, competições juvenis com o cunho da Tennis Europe.
Os primeiros a entrar em prova nas Winter Cups de 2018 foram os mais novos, os jogadores e jogadoras do escalão sub12 das melhores selecções da Europa.
 

Gonçalo Marques, Rodrigo Fernandes e José Freitas em destaque

Para Portugal, a “missão Winter Cups” começou da melhor forma com o apuramento da formação masculina de sub12 para a Fase Final da competição continental, após se sagrar vice-campeão do Grupo C da qualificação. Realce-se que os três jovens tenistas que compõem a equipa são treinados em clubes AT Porto: Rodrigo Fernandes (CT Braga), José Freitas (OV Sports) e Gonçalo Marques (ET Maia).

A prova masculina decorreu em Talin, na Estónia, e foi a Letónia a primeira equipa a colocar-se no caminho dos pupilos capitaneados por Bruno Catalão, no dia 26 de Janeiro. Uma estreia cheia de garra para a turma portuguesa que dobrou os letões por 3-0. Rodrigo Fernandes e Gonçalo Marques superaram os desafios de singulares e, por fim, a dupla José Freitas/Marques não deu hipóteses aos oponentes vindos do leste.

De seguida, os jovens holandeses apresentaram-se como um “osso duro de roer”. Enquanto o tenista do CT Braga superou Teun Mantel em três sets conseguindo uma boa reviravolta (4-6, 6-4 e 6-3), Manvydas Balciunas, o adversário de Gonçalo Marques, puxou dos galões e levou a decisão da contenda para o embate de pares. Aqui, a concentração lusa foi preponderante no supertiebreak (3-6, 2-6 [8-10]) e foi assim garantido o apuramento para a final do Grupo e, consequentemente, para a Fase Final da Winter Cup de Sub12 masculinos que vai decorrer em Fevereiro.

Com o objectivo de qualificação já garantido, a formação nacional encarou a final com a favorita França como mais do que uma mera formalidade. Apesar de o placar final indicar o pesado resultado de 3-0 para os franceses, ambos os encontros de singulares (R. Fernandes e G. Marques) foram decididos apenas no 3º set, o que remete para um grande equilíbrio entre as duas selecções.

Segue-se a Fase Final desta Winter Cup, de 9 a 11 de Fevereiro, em Veska (República Checa).
 

Lena Couto ajuda Portugal a alcançar o 4º lugar

Apesar de a aventura da selecção feminina de sub12 no Campeonato da Europa de Inverno, com Lena Couto (Boavista FC) não se revelar fácil, foi uma boa prestação por parte da formação portuguesa que competiu na República Checa.

A estreia na competição não podia ter corrido melhor, com uma vitória folgada sobre o Luxemburgo. Lena Couto contribuiu com dois triunfos: 7-6(2) e 6-4 sobre a oponente de singulares, Laura Palumbo, e, formando dupla com Filipa André.

Depois de uma derrota por 3-0 com a equipa Húngara, seguiu-se a Bélgica no jogo de atribuição do 3º lugar. Apesar do equilíbrio verificado no confronto com a forte selecção belga, o resultado negativo de 2-1 colocou um ponto final na participação da formação capitaneada por Joana Roda.

 

 

Relacionados

winter-cup-lousada
Winter Cup regressa a Lousada para mais uma etapa
atport-interclubes
CT Guimarães e CT Porto conquistam títulos nos Interclubes +35 e +50 anos
Leonor Leitao Ines magalhaes Rui
Seleções ATPorto com participação positiva em Madrid
veteranos-atporto
FASE FINAL DE INTERCLUBES VETERANOS +35 E +50 ESTE FIM-DE-SEMANA
SUB 12 MISTOS COM NOVO TÍTULO PARA O SPORT CLUB DO PORTO