Winter Cups 2017: Seleções Nacionais de Sub14 e Sub16 falham apuramento para Fases Finais
De 3 a 5 de Fevereiro, um pouco por toda a Europa, as Winter Cups foram a palavra de ordem. Recorde-se que também Portugal foi palco de um dos grupos da Qualificação para o Campeonato Europeu de Inverno de Sub16 femininos, evento realizado em Lousada.
Começando pela Winter Cup de Lousada, onde seleção portuguesa de sub16 tentou garantir o apuramento para a fase final da competição, no entanto, o facto de encontrar logo na primeira eliminatória uma das candidatas à vitória no quadro, a Bielorrúsia, deitou por terra o sonho luso. Maria Inês Fonte, da ET Maia, esteve na conquista do encontro de pares (com Leonor Oliveira) que ditou o resultado final em 2-1 a favor das bielorrussas e o consequente afastamento das esperanças da formação orientada por Joana Pangaio.
Já em Sub16 masculinos, prova realizada em Cholet, França, Hugo Maia (CT Braga) e Manuel Gonçalves (CT Porto) estiveram bem perto de conseguir o tão almejado apuramento. Após um contundente triunfo frente a Montenegro por 3-0, com vitórias individuais dos “nortenhos”, além de um triunfo em pares em que Manuel Gonçalves fez dupla com Bernardo Vieira. Porém, uma derrota da equipa portuguesa frente aos franceses, que mais tarde viriam a sagrar-se vencedores da prova, deitou por terra as aspirações da qualificação lusa. No embate que definiria o 3º e 4º lugar, Portugal viria a garantir o último lugar do pódio depois de bater a Turquia por 2-1. Hugo Maia foi preponderante neste triunfo, tendo vencido o encontro de singulares e também em pares, onde formou dupla com Bernardo Vieira.
Por fim, em Sub14 femininos, a sorte também não esteve do lado da equipa capitaneada por Ângela Cardoso. Na primeira ronda, frente à equipa da casa e principal favorita do quadro, a República Checa, Mafalda Guedes (ET Maia), Matilde Jorge (CT Guimarães) e companhia não conseguiram encontrar os argumentos necessários para bater o favoritismo checo. Já no quadro de consolação, frente à Noruega, a vitória de Guedes e Jorge em pares não foi suficiente para evitar a derrota por 2-1. A fim de disputar a 3ª posição neste quadro, Portugal conseguiu uma boa vitória contra as cipriotas por 3-0, com triunfos individuais de Matilde Jorge e Mafalda Guedes, sendo que esta última também venceu o jogo de pares em conjunto com Inês Oliveira.