Universidade de Coimbra promove estudo com jovens tenistas

27 Setembro, 2024

Promovido pela unidade de investigação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizou-se, no passado dia 13 e Setembro, no Estádio Universitário de Coimbra (EUC), uma avaliação de jovens tenistas femininos entre os 12 e 14 anos.  Trata-se de uma investigação longitudinal sobre o crescimento, maturação esquelética, composição corporal, saúde óssea, potência muscular dos membros inferiores, força avaliada por dinamometria em diferentes velocidades angulares e funções cognitivas, sendo a amostra de tenistas um subgrupo do ano inicial que igualmente considerou futebol, dança, ginástica, hóquei em patins, para além do ténis. A Associação de Ténis de Castelo Branco e a Associação de Ténis do Porto participaram nesta iniciativa recrutando jogadoras dos seus clubes associados.

Para Pedro Mendes, Vice-Presidente da ATCB, investigador no Instituto Politécnico de Castelo Branco: “Os objetivos do estudo passam por determinar trajectórias desenvolvimentistas, percebendo-as a partir dos volumes de treino e actividade física habitual, dado que durante o estudo, os jovens serão monitorizados com acelerometria”, concluindo: “A Associação de Ténis de Castelo Branco e a Associação de Ténis do Porto acederam ao desafio do coordenador do CIDAF (unidade de investigação) Prof. Doutor Manuel João Coelho e Silva da Universidade de Coimbra, devido à natureza inovadora do projecto e potencial de transferir conhecimento para a alavancar a qualidade do treino, no segmento feminino da participação desportiva infanto-juvenil”.

Já Rui Silva, Coordenador Técnico da AT Porto, afirmou que esta foi uma excelente opção: “Os testes efetuados e a possibilidade que nos foi dada, tendo em conta os custos minimalistas e o planeamento em 5 anos, são uma oportunidade única para o desenvolvimento a longo prazo do sector feminino do ténis jovem. A ciência é um fator de desenvolvimento ao serviço dos treinadores, incluindo cursos de formação. Estes estudos permitirão planos de carreira mais eficientes, incluindo o registo e compreensão da etiologia das lesões, num tema internacionalmente conhecido como Bio-Banding.  O projecto tem entre os seus consultores investigadores das universidades de Groningen, Bath, Loughborough e Texas, respectivamente dos Países Baixos, Inglaterra e Estados Unidos.  Os participantes foram recebidos pelo Director da Faculdade, Prof. Doutor Vasco Vaz que assegurou o almoço aos participantes e acompanhantes.

Relacionados

A Associação de Ténis do Porto deseja-lhe Boas Festas!
interclubesseniores_banner
1.ª fase do Campeonato Regional de InterClubes Seniores quase definida
O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS
vizela 3_banner
Torneio de Ténis Escolar reúne 230 alunos em Santo Tirso