Universidade de Coimbra promove estudo com jovens tenistas

27 Setembro, 2024

Promovido pela unidade de investigação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizou-se, no passado dia 13 e Setembro, no Estádio Universitário de Coimbra (EUC), uma avaliação de jovens tenistas femininos entre os 12 e 14 anos.  Trata-se de uma investigação longitudinal sobre o crescimento, maturação esquelética, composição corporal, saúde óssea, potência muscular dos membros inferiores, força avaliada por dinamometria em diferentes velocidades angulares e funções cognitivas, sendo a amostra de tenistas um subgrupo do ano inicial que igualmente considerou futebol, dança, ginástica, hóquei em patins, para além do ténis. A Associação de Ténis de Castelo Branco e a Associação de Ténis do Porto participaram nesta iniciativa recrutando jogadoras dos seus clubes associados.

Para Pedro Mendes, Vice-Presidente da ATCB, investigador no Instituto Politécnico de Castelo Branco: “Os objetivos do estudo passam por determinar trajectórias desenvolvimentistas, percebendo-as a partir dos volumes de treino e actividade física habitual, dado que durante o estudo, os jovens serão monitorizados com acelerometria”, concluindo: “A Associação de Ténis de Castelo Branco e a Associação de Ténis do Porto acederam ao desafio do coordenador do CIDAF (unidade de investigação) Prof. Doutor Manuel João Coelho e Silva da Universidade de Coimbra, devido à natureza inovadora do projecto e potencial de transferir conhecimento para a alavancar a qualidade do treino, no segmento feminino da participação desportiva infanto-juvenil”.

Já Rui Silva, Coordenador Técnico da AT Porto, afirmou que esta foi uma excelente opção: “Os testes efetuados e a possibilidade que nos foi dada, tendo em conta os custos minimalistas e o planeamento em 5 anos, são uma oportunidade única para o desenvolvimento a longo prazo do sector feminino do ténis jovem. A ciência é um fator de desenvolvimento ao serviço dos treinadores, incluindo cursos de formação. Estes estudos permitirão planos de carreira mais eficientes, incluindo o registo e compreensão da etiologia das lesões, num tema internacionalmente conhecido como Bio-Banding.  O projecto tem entre os seus consultores investigadores das universidades de Groningen, Bath, Loughborough e Texas, respectivamente dos Países Baixos, Inglaterra e Estados Unidos.  Os participantes foram recebidos pelo Director da Faculdade, Prof. Doutor Vasco Vaz que assegurou o almoço aos participantes e acompanhantes.

Relacionados

ligaclubes
FASE FINAL DA LIGA DE CLUBES ATPORTO TERMINOU EM FESTA
Universidade de Coimbra promove estudo com jovens tenistas
ligaclubes
Lousada Ténis Atlântico recebe Fase Final da Liga de Clubes
Smashtour Monte Aventino_banner
Circuito Smashtour – CD Monte Aventino | 5 e 6 de outubro
pink tour maia
Etapa Maia Pink Tour muito concorrida