Três tenistas da ATPorto nas meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto
De entre os sete atletas representantes de Clubes pertencentes à Associação de Ténis do Porto que, de forma exemplar, atingiram os quartos de final do Campeonato Nacional Absoluto (CNA), três conseguiram passar às meias, que serão jogadas amanhã.
Rita Vilaça (Lousada TA) e Bárbara Luz Medeiros (SC Porto), actual campeã em título, são as tenistas representantes da AT Porto que ainda se mantêm na competição em femininos e, curiosamente, irão defrontar-se nas meias-finais. Este embate garante, desde já, a presença de uma tenista desta Associação Regional na final.
Enquanto Bárbara Luz eliminou, nos quartos de final, Cláudia Cianci, do CETO, pelos parciais de 6-2, 2-6 e 6-3, a vice-campeã em título, Rita Vilaça, superou Ivone Álvaro com uns contundentes 6-2 e 6-1. Nos outros jogos, Raquel Mateus (CT Porto) bateu-se bem perante Mariana Oliveira, mas acabou por perder para Inês Mesquita pelos parciais finais de 6-2 e 6-3. M. Oliveira irá assim defrontar Inês Murta, que bateu Ana Filipa Santos por 6-1 e 6-2.
Em masculinos é Francisco Cabral, do CT Porto, quem ainda se mantém de “pé” e tentará trazer o troféu para o norte. O jovem tenista, que ontem venceu categoricamente Frederico Gil, teve hoje um encontro mais complicado com Gonçalo Andrade, do Sport Club Porto. Após perder o primeiro set por 2-6, o tenista do SC Porto ganhou o segundo por 6-0, acabando por sucumbir por 6-2 no derradeiro set. Quem defrontará F. Cabral na meia final de amanhã será Nuno Deus, que derrotou Nuno Borges, da ET Maia, por 6-3 e 6-1, depois quase uma hora e meia de disputa.
A outra meia final colocará frente a frente João Domingues e Bruno Pedrosa, que vem do “qualifying”. Domingues chega a esta fase depois de hoje eliminar José Campos, tenista do CT Braga, por 6-3 e 6-1. Recorde-se que João Domingues venceu o CNA de 2011. Quanto a Pedrosa, teve que ultrapassar Miguel Deus em três partidas: 3-6, 6-3 e 7-6 [6].
Na vertente de pares, Rita Vilaça e Raquel Mateus não poderão defender o título de pares femininos conquistado em 2014, após terem sido eliminidas por Ivone Álvaro/Sara Lança, num jogo “impróprio para cardíacos” decidido no match-tiebreak: 2-6, 6-3 [12-10]. Por outro lado, Bárbara Luz, que faz dupla com Claudia Gaspar, já está nas meias finais após vencer Rita Pedroso, também do SC Porto, e Ema Pires por duplo 6-1. Amanhã, as adversárias serão Inês Murta e Sofia Sualehé.
Por fim, em masculinos, o par de “resistentes” de clubes pertencentes à AT Porto ,Gonçalo Andrade e Tiago Lourenço, sucumbiu nos quartos de final perante Gonçalo Falcão/José Ricardo Nunes, pelos parciais finais de 6-4 e 6-2.
O Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto decorre até domingo, mas o empenho e dedicação mostrado por todos os tenistas de clubes da AT Porto merece, desde já, os parabéns.