Tomás Almeida e Francisca Jorge conquistam Taça Praia das Rosas

3 Maio, 2018

A Taça Praia das Rosas, vulgo Campeonato Absoluto do Douro 2018, realizou-se em Miramar, nas instalações do Sport Clube Alberto Sousa, entre 28 de Abril e 1 de Maio. A prova de nível B distribuiu um prize-money de 2.000€ e contou com a participação de 64 tenistas de todo o país.

Em ambos os quadros individuais (masculino e feminino), apesar da forte concorrência, os jogadores e jogadores de clubes da região AT Porto acabaram, mais uma vez, por se destacar. Recorde-se que, na 10ª edição da prova, em 2017, Bárbara Balancho e Paulo Fernandes, ambos do SC Porto, sagraram-se campeões absolutos do Douro.

Na final masculina desta edição do evento, Tomás Almeida, do LTC Foz, teve pela frente Tomás Marques (AA Coimbra) que possuía o estatuto de 4º cabeça-de-série do quadro. Apesar de a tarefa parecer complicada, o jovem tenista treinado no LTC Foz esteve a um bom nível e impôs-se em apenas dois sets, pelos parciais de 6-0 e 6-4.

De entre os nortenhos presentes na competição masculina, Tomás Almeida foi o único a conseguir ultrapassar os quartos-de-final. Pelos quartos, ficaram Fábio Coelho (ET Maia), Francisco Oliveira (LTC Foz), Afonso Portugal (SCAS) e Pedro Vide (CT Porto).
 

Francisca Jorge triunfa no quadro feminino
A jogadora do CT Guimarães de apenas 17 anos, campeã regional e nacional absoluta em 2017, partia para o Campeonato Absoluto do Douro como principal favorita à vitória, merecendo o estatuto de 1ª cabeça-de-série do quadro feminino.

Depois de deixar para trás a campeã em título, Bárbara Balancho, com um duplo 6-0, e Carolina Likhatcheva (AA Coimbra) por 6-3 e 6-0. Nas meias-finais, Jorge teve pela frente outra jovem nortenha repleta de talento: Maria Inês Fonte (ET Maia), a quem viria a vencer também em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 7-5.

Na grande final da competição, Lúcia Quitério (CT Caldas da Rainha), proveniente do qualifying, revelou-se como o maior desafio da vimaranense na prova. Depois de vencer o primeiro set por 6-3, Quitério reagiu bem, aplicando um surpreendente 6-1 no 2º set. No set decisivo, Francisca Jorge, porém, não vacilou e conseguiu o triunfo por 6-1, sagrando-se campeã absoluta do Douro de 2018.

Além de Jorge, destaque para as prestações de Joana Baptista, do Boavista TL, que ultrapassou co eficácia o qualifying e só foi travada nas meias-finais por Quitério, em três sets: 6-2, 3-6 e 6-4. Maria Inês Fonte também fez uma boa prova, cedendo apenas perante Francisca Jorge, também nas “meias”.

Parabéns a todos os tenistas que participaram nesta Taça Praia das Rosas, especialmente aqueles treinados em clubes nortenhos, assim como a todo o staff que fez parte da organização da prova.

Relacionados

Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino
Dupla nortenha continua imbatível no ténis de praia