atporto-ipb

Ténis – Norte de Portugal colabora com Instituto Politécnico de Bragança num estudo sobre o tempo de recuperação dos jovens tenistas

4 Agosto, 2022

No âmbito do projeto Ténis – Norte de Portugal, a Associação de Ténis do Porto colaborou com o Instituto Politécnico de Bragança num estudo para o International Journal of Sports Science & Coaching, que teve como tema a análise da resposta física em tenistas juniores até e após a regra de 25 segundos no ténis.

Denominado de “Analysis of the physiological response in junior tennis players during short-term recovery: Understanding the magnitude of recovery until and after the 25 seconds rule”, e publicado a 3 de julho de 2022, o artigo resultou do trabalho de uma equipa de investigação liderada por Jorge Morais e José Bragada (Instituto Politécnico de Bragança) e com a participação de Rui Silva (Coordenador Técnico ATPorto), Alan Nevill (Faculty of Education, Health and Wellbeing da Universidade de Wolverhampton), Fabio Nakamura (ISMAI) e Daniel Marinho (Universidade da Beira Interior).

A colaboração com a instituição de ensino superior de Bragança, que começou no ano transato, tem vindo a dar frutos e um dos principais objetivos desta sinergia passa por estudos e análises que permitam ajudar, potencializar e melhorar o estado físico e psicológico dos tenistas, dentro e fora do court. A cooperação com o IP Bragança está inserida no projeto Ténis – Norte de Portugal, desenvolvido pelas Associações Regionais do Porto e de Vila Real.

Para este estudo foram realizados vários testes nas instalações de ténis do Complexo Desportivo de Lousada e reuniram-se todas as condições para chegar a uma conclusão uníssona. A regra do ténis, conhecida como “shot clock”, limita o tempo de recuperação entre pontos durante um encontro, e este estudo serve como prova viva de que este limite é suficiente para a recuperação dos tenistas, independentemente do nível tenístico. Durante o estudo, os jovens tenistas conseguiram recuperar, significativamente, o ritmo cardíaco e o volume de oxigénio nos 25 segundos iniciais de recuperação. No entanto, a marca dos 35 segundos revelou-se crucial para os jovens, pois recuperaram ambos os níveis até aos níveis ideais, chegando à conclusão que, a marca de 25 segundos é suficiente para que os tenistas possam recuperar, mas que o limite máximo permitido para os mais novos não deverá ultrapassar 10 segundos extra.

Este é mais um passo de cooperação com a investigação, ensino e treino na área do Desporto e do ténis em particular, com instituições de ensino superior para o desenvolvimento da modalidade nesta região Norte de Portugal.

O projeto Ténis – Norte de Portugal está também a cooperar com o Politécnico do Porto, nomeadamente pela gestão da ATPorto do ténis no centro desportivo, e com o Curso de Ciências do Desporto da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em particular na organização do curso de treinadores de ténis FPT nível 1.

Relacionados

Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino
Dupla nortenha continua imbatível no ténis de praia