Taça Davis: Portugal-Bielorrússia: resumo do primeiro dia

18 Setembro, 2015

Jogaram-se hoje, no Clube de Ténis de Viana, os dois primeiros encontros relativos à 3ª eliminatória do grupo II da zona Euro-africana, que opõe a seleção nacional à Bielorrússia.
 
Por volta das 11h da manhã, depois de uma simbólica cerimónia de abertura, iniciou-se o confronto entre João Sousa e Egor Gerasimov. Sousa começou confiante, tal como se previa, exibindo-se a um óptimo nível nos dois primeiros sets, os quais venceu por 6-0 e 6-1. No entanto, o bielorrusso reagiu bem e surpreendeu o número 48 do ranking ATP, assim como toda a (composta) plateia do CT Viana, ao vencer os sets seguintes por 6-2, 6-2 e 6-4, dando assim vantagem à Bielorrússia na eliminatória.
 
Já na parte da tarde, Gastão Elias exibiu-se em grande forma, “vingando” o colega João Sousa ao derrotar Uladzimir Ignatik num excelente e emotivo encontro, que levou as bancadas do CT Viana ao rubro. 6-3, 7-6 (7-4) e 7-5 foram os parciais que ditaram a vitória do tenista português que se encontra na 179ª posição do ranking mundial.
 
Os resultados dos embates deste primeiro dia deixam as duas seleções empatadas (1-1) e a eliminatória completamente em aberto. Prevê-se, portanto, que os confrontos de pares, que têm lugar amanhã, serão fulcrais para as aspirações dos pupilos de Nuno Marques na Taça Davis 2016.
 
 
“Amanhã será outro dia difícil, mas vamos lutar pelos dois pontos que restam”, promete Nuno Marques
 
Depois de um dia duro, com confrontos muito disputados, e em que a seleção até nem começou da melhor forma, João Sousa, Gastão Elias e o selecionador nacional, Nuno Marques, apresentaram-se na conferência de imprensa cientes dos erros cometidos mas confiantes para os próximos jogos desta eliminatória contra a Bielorrússia.

João Sousa foi peremptório ao afirmar que começou a dominar exibindo-se a um bom nível que, infelizmente, não consegui manter, algo aproveitado pelo adversário bielorrusso que se galvanizou após o segundo set, acabando por vencer o encontro. O número um nacional tentou “lutar e vencer”,  mas foi “surpreendido pelo adversário, que foi mentalmente muito humilde e conseguiu uma boa reviravolta”.
 
Quanto a Gastão Elias, que conseguiu o primeiro ponto para Portugal na eliminatória, disse ter ficado satisfeito com o seu rendimento no confronto com Uladzimir Ignatik, um adversário que revelou conhecer bem, mas mostrou-se “irritado com algumas falhas no serviço que impossibilitaram que o jogo tivesse sido resolvido mais cedo”.
 
Nuno Marques, selecionador nacional, disse que “foi um bom dia de Davis" e que a equipa está consciente dos erros cometidos, assim como das dificuldades que os próximos encontros podem trazer. No entanto, prometeu que tudo irá ser feito para que os dois pontos que restam sejam conquistados pelos seus pupilos a fim de rumar ao Grupo I da zona Euro-Africana da Taça Davis 2016.
 

Relacionados

matildejorge-lio
MATILDE JORGE VICE-CAMPEÃ EM SEMANA QUASE PERFEITA
banner_Veteranos equipas
Campeonato Regional Equipas Veteranos 2025 arranca esta fim-de-semana
Matilde Novais banner
Mais Ténis conquista InterClubes femininos Sub 16
circuitochallenger-banner
CIRCUITO CHALLENGER ATP TOUR REGRESSA AO NORTE DE PORTUGAL
lousada_indooropen
BELGA HANNE VANDEWINKEL VENCE LOUSADA INDOOR OPEN I