Seleções nacionais encerram participação nas European Summer Cups (S16 & S18) de 2019
Sub16 Masculinos (Espanha)
No campeonato da Europa de verão de sub16 Masculinos, realizado em Vinaroz, Espanha, Henrique Rocha (ET Maia) contribuiu para a boa prestação da seleção nacional do escalão.
A campanha começou contra a congénere holandesa, e os jovens lusos mostraram-se à altura da tarefa. Após Miguel Gomes ter vencido o 1º encontro de singulares, coube a Henrique Rocha selar a vitória na primeira ronda com um 6-2 e 6-1 aplicado a Van Donselaar. Apesar do apuramento estar garantido, Rocha juntou-se a Pedro Libório e triunfou também o jogo de pares pelos parciais de 6-2, 2-6 [10-8].
Perante a 1ª cabeça-de-série, a equipa da França, adivinhava-se complicada. Miguel Gomes cedeu no confronto inicial, mas Henrique continuou invicto após bater o gaulês Giovanni Perricard após quase duas horas de jogo e uma excelente reviravolta. Os parciais finais foram de 0-6, 6-4 e 7-6(5). No entanto, o supertiebreak em pares foi fatal para as aspirações lusas no evento: Henrique Rocha e Miguel Gomes seriam vencidos por 5-7, 6-3 [10-3].
Apesar do desaira frente à França, os jovens lusos não baixaram os braços e conseguiram garantir o 3º lugar nesta Fase de Qualificação, vencendo a melhor cotada Áustria por 2-1. Apesar de não haver disputado um dos embates de singulares, Rocha fez novamente dupla com Gomes e o triunfo por duplo 6-3 seria fulcral para agarrar o último lugar do pódio.
Sub16 Femininos (Grã-Bretanha)
Matilde Jorge (CT Guimarães) e Mafalda Guedes (ET Maia) tiveram pela frente um quadro bastante difícil em Northumberland.
Apesar de não ter qualquer estatuto de cabeça-de-série, a formação vinda da Suécia bateu as portuguesas por 3-0, ultrapassou a Croácia (1ª cabeça-de-série do quadro) e, na final, viria a derrotar também a equipa da casa selando o apuramento de forma notável.
Quanto a Portugal, depois da derrota frente as suecas, viria a sentir novamente dificuldades perante a congénere da Polónia na final do quadro de consolação. O resultado de 3-0 atribuiu o triunfo às polacas.
Sub18 Femininos (Itália)
Em Maglie, Itália, Joana Baptista (TL Boavista) fez parte da equipa lusa na Junior Fed Cup de 2019.
Na primeira ronda, contra a seleção júnior da Grã-Bretanha, a campeã regional absoluta de 2019 esteve perto de conseguir a vitória no primeiro encontro de singulares, no entanto, viria a ceder perante Erin Richardson após três sets equilibrados. Nos dois confrontos seguintes, Madalena Andrade e Camila Garcia (em pares) não conseguiram melhor.
Na final do quadro de consolação, no frente-a-frente com a Croácia, as jovens portuguesas cederam por 3-0, sendo que Baptista jogou ao lado de Camila Garcia no encontro de pares, porém, a eliminatória já estava decidida a favor das croatas.