Seleções ATPorto com participação positiva em Madrid
Tal como tem acontecido desde 2016, ano de estreia da Semana Juvenil do Ténis Espanhol, as Seleções ATPorto voltaram a começar o novo ano na Ciudad de La Raqueta e nas instalações da Federação de Ténis de Madrid, na capital espanhola.
Entre os 720 jogadores em prova, os 19 tenistas portugueses, dos escalões Sub 14, Sub 16 e Sub 18, foram acompanhados pelo Coordenador Técnico da AT Porto, Rui Silva, e pelo treinador da ET Maia, Bernardo Pires, para além de Cirilo Vale. Ao longo de cinco dias, os jovens tenistas portuenses tiveram a oportunidade de participar numa verdadeira festa do ténis e num convívio salutar entre todos.
Na prova feminina Sub 14, Leonor Leitão (CT Porto), foi a tenista portuguesa que chegou mais longe, atingindo os quartos-de-final do quadro principal depois de ter disputado o qualifying onde venceu três encontros. A portuense, apenas perdeu para a espanhola Adel Valderrama Cantu, primeira cabeça-de-série, por 6-4 e 6-3. Antes, tinha ganho na primeira ronda do quadro a Angela Mozo Toledo, por um duplo 6-1, e, nos oitavos de final, a Claudia Martin Perez, oitava favorita, por equilibrados 5-7, 6-3 e 10-7.
Igualmente em bom plano esteve Inês Magalhães. A jogadora do Sport Club do Porto também conseguiu entrar no quadro principal perdendo para a mesma Adel Valderrama Cantu, por renhidos 6-4, 4-6 e 11-9. Na primeira ronda, Inês derrotou a espanhola Ana Casares Caballero, por 6-3 e 6-2.
Pela fase de qualificação ficou Matilde Barbosa (ET Maia), que venceu a primeira ronda, ante Sofia de Las Heras, por 6-4 e 6-1, cedendo na segunda, com Carla Suarez Rodriguez, por equilibrados 6-2, 1-6 e 10-5.
Nas Sub 16, do qualifying para o quadro principal foram novamente Leonor Leitão (CT Porto) e Inês Magalhães (Sport Club do Porto) as únicas a lograr o apuramento, ficando ambas pela primeira ronda do “quadro”, com Mariana França (CT Porto), que beneficiou de wild card para jogar no lote das mais cotadas, a perder na primeira ronda com a espanhola Sofia Martinenghi, por um duplo 6-1.
Na prova destinada a Sub 18, e apesar de estar a jogar numa categoria acima da sua, Helena Sequeira (ET Maia) esteve em muito bom nível, tendo vencido três rondas na fase de qualificação e cedido apenas na primeira ronda do quadro principal. Aliás, foi a única jogadora lusa a lograr chegar ao lote das melhores, já que Marta Lima (ET Maia), Sofia Almeida (ANA Gondomar) e Mariana França (CT Porto), ficaram todas na segunda ronda do “qualy”.
Nas provas masculinas, Duarte Santa Maria (SC Porto) foi o único a conseguir “furar” o qualifyng, alcançando 4 triunfos consecutivos no quadro Sub 16 tendo apenas soçobrado na primeira ronda do quadro principal.
Já Tiago Cardoso (ET Maia), Vicente Pessoa Ribeiro (GCS Tirso), Paulo Campos (Lousada TA), Vicente Santos (CT Porto), Vicente Pimenta (CT Guimarães), Gonçalo Caramelo (SC Porto), ficaram pela fase prévia.
Finalmente, nos Sub 18, no qualifying ficaram Manuel Moreira (SC Porto), Mateus Frutuosa (ET Maia), Vicente Pessoa Ribeiro (GC Santo Tirso), Vicente Pimenta (CT Guimarães), Gnçalo Caramelo (SC Porto), José Guilherme Silva (CT Guimarães), Dinis Ramalhão (ET Maia) e David da Cunha (SC Porto). Este último (David da Cunha) ainda teve uma segunda oportunidade no quadro principal como Lucky Loser, mas acabou cedendo na primeira ronda.
Para o Coordenador Técnico Regional, Rui Silva, esta participação foi bem sucedida: “O nosso objetivo é potenciar o trabalho dos clubes, tendo mais em conta o progresso dos atletas do que o resultado imediato. A maior parte dos nossos jogadores tiveram a possibilidade de jogar um torneio do escalão deles e testar os seus limites no torneio de escalão acima, que somando ao facto de estar num país diferente , jogar com adversários diferentes que lhes colocam outros problemas permite dar prioridade à sua evolução. Tivemos jogadores que nestes dias fizeram de 7 a 10 jogos que lhes deram confiança e aprendizagem para enfrentar os próximos desafios.”
Agradecimentos:
Sérgio Troncoso (Juíz-Árbitro), pela forma profissional e atenta como cooperou com a presença das Seleções ATPorto;
Javier “Koki” Martí (CEO da Ciudad de La Raqueta) por, mais uma vez, receber as Seleções calorosamente;
Juan Luis “Tati” Rascón (Presidente Federación de Tenis de Madrid), pela colaboração ao possibilitar as Seleções ATPorto treinarem nas instalações da FT Madrid;
Iñigo Jofre – Director da Ciudad de La Raqueta, pelos Wild Cards apoio, mais uma vez, ao projecto das Selecções ATPorto;
Hector García (criador do Warriors Tour), pelo grande circuito de ténis juvenil que organiza;
Todo o Staff da “Semana del Tenis Juvenil.