
Seleção masculina da AT Porto vence 1º Campeonato Ibérico
Terminou em Ourense, Espanha, a Iª edição do Campeonato Ibérico, organizado pela Federação Galega de Ténis, com o objectivo de promover a cooperação do ténis entre as regiões do Noroeste peninsular.
Os courts do Club Santo Domingo (Ourense) receberam a fase final masculina e feminina desta competição que juntou 8 conjuntos do norte Portugal e de Espanha.
Depois de uma primeira fase que decorreu no passado mês de Dezembro de 2023 e que não se concluiu devido ao mau tempo, o passado fim de semana foi o momento ideal para esse compromisso, com a seleção da AT Porto a conquista o título masculino e a da Galiza a vencer a competição principal feminina.
Assim, com a inclusão na equipa de Hugo Maia (CT Braga) e Rodrigo Fernandes (CT Braga) por parte do Coordenador Técnico da Associação de Ténis do Porto, Rui Silva, uma vez que Tiago Silva (ET Maia), preponderante na primeira fase deste campeonato, não pode dar o seu contributo, os capitaneados pelo estreante Afonso Portugal (SCA Sousa), o terceiro elemento da seleção do Norte de Portugal, estiveram de tal forma empenhados no duelo com a formação do Pais Basco, com Hugo Maia a derrotar no seu embate Jon Careaga, por 6-4 e 6-4, ao passo que Rodrigo Fernandes precisou de se aplicar muito para levar de vencida Carlos Divar pelos equilibrados 5-7, 7-6 (16-14) e 10-4. Com o título garantido não foi necessário recorrer ao encontro de pares.
Para Paes de Faria, “Os quatro jogadores nas duas partes desta competição estão de parabéns porque representaram muito bem o ténis norte de Portugal e a Associação de Ténis do Porto”, começou por dizer o Presidente da AT Porto, concluindo: “Em Dezembro ganhámos uma a uma secção galega muito forte e agora, neste final, conseguimos vencer a uma equipa do País Basco com excelentes jogadores, com dois encontros de singulares disputadíssimos até ao fim. Em boa hora a Federação Galega de Ténis tomou a iniciativa de organizar este Campeonato, que poderá ter um papel importante para aproximar ainda mais o ténis das várias regiões de Portugal e Espanha”, referiu.
No setor feminino, a a equipa composta por Lena Couto (CT Porto) e Diana Fernandes (ANA Gondomar) trouxe para casa o prémio de campeãs do quadro de consolação, depois de vencer Cantábria na final. E o quadro de consolação masculino acabou por ser ganho pela AT Leiria.
A representar o Noroeste de Espanha estiveram as seleções das Federações Territoriais da Galiza, Astúrias, País Basco, Cantábria e Castilla y Leon, enquanto do lado do TÉNIS ATLÂNTICO português as seleções participantes foram as das Associações Regionais do Porto, Leiria e um misto de Aveiro-Coimbra.