Representação portuguesa vai defrontar Bulgária no Campeonato Mundial de Veteranos

4 Maio, 2016

Depois de dois dias de competição intensa em Umag, Croácia, chegou ao fim a Fase de Grupos preliminar do Campeonato Mundial de Veteranos (+40) – Tony Trabert Cup 2016.
 
A seleção portuguesa, composta por Tiago Vasquez, José Pereira Lopes, José Soares e André Sousa Pereira, todos eles formados na Associação de Ténis do Porto, apesar de ficar colocada no Grupo A juntamente com duas potências mundiais, Holanda e Austrália, lutou do início ao fim e até esteve perto de surpreender os australianos.
 
Na estreia da equipa lusa na prova, e logo frente à primeira cabeça-de-série da competição, a Holanda, Tiago Vasquez cedeu perante o nº 5 mundial do escalão, Bart Sing por duplo 6-1. Seguiu-se José P. Lopes frente a mais um adversário com excelente palmarés: Rogier Wassen, ex-24 mundial em Pares e quarto-finalista de Wimbledon em pares. Triunfou o holandês pelos parciais de 6-0 e 6-2. No confronto de pares, Wassen fez equipa com outro grande jogador da variante, Sander Groen (com quem chegou a defrontar João Cunha e Silva e Nuno Marques), e venceram a dupla portuguesa José Soares/André Pereira, por 6-0 e 6-1.
 
Num confronto em que o “nível foi altíssimo, embora os resultados tenham sido desnivelados”, Tiago Vasquez, “capitão” do colectivo português, afirma que “a equipa lutou até ao fim num dia anormal de tempestade, com vento e chuva matinal”.
 
Seguiu-se, no segundo dia deste Campeonato Mundial de Veteranos, terça-feira, dia 3 de Maio, mais um confronto frente a outra potência mundial do ténis, a Austrália, resultado do duro sorteio com que a formação “nortenha” se deparou. André Sousa Pereira abriu as hostes frente ao número dois australiano, Rhys Mcdougall, que bateu o jogador português por 6-1 e 6-0.
 
Depois, uma “maratona de três horas” com José Soares quase a surpreender o nº16 mundial, Morgan Young. Após se conseguir colocar em vantagem no primeiro set, por 7-5, o atleta luso precisou ser assistido por um fisioterapeuta no decorrer do set seguinte. Este contratempo galvanizou Young, que conseguiu a reviravolta no embate, vencendo os sets seguintes por 6-2 e 6-4, num jogo intenso em que José Lopes se debateu com garra até ao final.
 
Em pares, Tiago Vasquez e José Pereira Lopes encontraram pela frente dois especialistas. A dupla nacional ainda esteve a um jogo de empatar (5-5) o primeiro set, mas “a experiência dos adversários levou a melhor”, confessa o “capitão” de Portugal, que também enalteceu o “fairplay e a classe habitual dos australianos”. 6-4 e 6-2 foram os parciais finais do encontro.
 
Depois de ter enfrentado duas equipas do Grupo Mundial da Taça Davis, a seleção nacional vai jogar, esta quarta-feira, contra a Bulgária para a fase seguinte da Tony Trabert Cup 2016. Os portugueses “esperam, agora, conseguir uma vitória contra um adversário forte, mas a um nível inferior dos anteriores”. Nós, por cá, torcemos por eles. Força Norte, força Portugal!

Relacionados

matildejorge-lio
MATILDE JORGE VICE-CAMPEÃ EM SEMANA QUASE PERFEITA
banner_Veteranos equipas
Campeonato Regional Equipas Veteranos 2025 arranca esta fim-de-semana
Matilde Novais banner
Mais Ténis conquista InterClubes femininos Sub 16
circuitochallenger-banner
CIRCUITO CHALLENGER ATP TOUR REGRESSA AO NORTE DE PORTUGAL
lousada_indooropen
BELGA HANNE VANDEWINKEL VENCE LOUSADA INDOOR OPEN I