Os quadros principais do Campeonato Regional Absoluto – Taça Dr. Luís Avides Moreira arrancaram hoje em força, no Complexo Desportivo de Lousada.

Quadros principais do Campeonato Regional Absoluto arrancaram em força

28 Novembro, 2020

Os quadros principais do Campeonato Regional Absoluto – Taça Dr. Luís Avides Moreira arrancaram hoje em força, no Complexo Desportivo de Lousada.

Esta prova do Circuito Absoluto FPT, a maior desta região e que este ano cumpre a sua 35.ª edição, começou, esta sexta-feira, com a realização dos encontros relativos à fase de qualificação.

Mathieu Dussaubat, Gonçalo Nuno Sousa, Sebastião Cortez, Rodrigo Oliveira Alves, Miguel Amado, Tomas Roll, Tomás Sá e o veterano Francisco Leitão foram os tenistas que conseguiram garantir um lugar no quadro principal desta prova. Do lado feminino, Margarida Águas, Rita Moreira Silva, Isabel Gonçalves e Analu Freitas triunfaram nos seus confrontos e confirmaram também as suas presenças no quadro principal.

Durante o dia de hoje, ambos os quadros da variante de singulares entraram em ação para disputar as primeiras rondas. Na vertente masculina, o destaque vai para o primeiro cabeça-de-série Francisco Faria, que confirmou o favoritismo e garantiu um lugar na 2.ª ronda, ao deixar para trás João Dinis Ribeiro, por 6-3 e 6-1. Hugo Maia, campeão do torneio em 2018, conquistou o apuramento para a ronda subsequente depois de uma vitória tranquila sobre Tiago Fernandes, pelos parciais de 6-0 e 6-2.

Tomás Cortez, que tinha sido eliminado na fase de qualificação, foi repescado para o quadro principal enquanto lucky loser, depois de Filipe Khron ter sido forçado a abandonar a prova devido a uma lesão. O tenista do CT Porto usufruiu deste estatuto e garantiu um lugar nos quartos de final, depois de superar Bruno Ouvidor e Tomas Roll.

Afonso Portugal, 3.º cabeça-de-série, superou Francisco Vilaça por 6-0 e 6-2 e já está na segunda ronda da competição. Tomás Sá, proveniente do qualifying, foi outro dos tenistas que brilhou este sábado nos courts de Lousada, ao vencer Rafael Andrade por 6-0 e 6-4. O tenista Miguel Fernandes está também já apurado para os quartos de final, depois de superar Rodrigo Beires, por duplo 6-3, e posteriormente João Valdoleiros por 5-7, 6-2 e 10-1.

Na segunda ronda da competição, equivalente aos oitavos de final, vão também marcar presença Tiago Filipe Silva, que se encontrava a vencer por 6-0 e 3-0 quando o seu adversário Tiago Sousa desistiu, Bernardo Roque, Francisco Oliveira, Sebastião Cortez, proveniente da fase de qualificação, Guilherme Silva, João Martins, João Guerra, quarto cabeça-de-série, e Henrique Petiz.

Na variante feminina, o destaque vai para Sofia Prazeres. A antiga top 152 no ranking mundial WTA e eneacampeã nacional, cedeu no primeiro parcial, mas conseguiu a reviravolta e venceu Rita Silva por 3-6, 6-1 e 10-8. Na próxima ronda vai ter pela frente Luisa Pelayo, uma atleta com bolsa académica no circuito universitário norte-americano, que entrou em grande na prova com um triunfo por duplo 6-0, diante de Katarina Railean.

Maria Inês Fonte, que está a competir com o estatuto de 1.ª cabeça-de-série, superou Rita Moreira Silva na primeira ronda, por duplo 6-1. Na segunda ronda tem encontro marcado com Mafalda Almeida, que deixou para trás Margarida Águas por duplo 6-0.

Mafalda Guedes saiu vitoriosa do encontro com Marcela Bras, por 6-0 e 6-1, e vai medir forças com a vencedora do duelo entre Isabel Gonçalves e Flávia Macedo. Maria João Fonseca também tem presença assegurada na segunda ronda, depois do triunfo perante Ana Sofia Brandão, por 6-0 e 6-2. A próxima adversária da tenista da ET Maia será decidida no confronto entre Analu Freitas e Bárbara Balancho.

Durante a tarde deste sábado, numa altura em que se disputavam as primeiras rondas dos quadros principais, foram ainda sorteados os quadros da variante de pares. Do lado masculino, os encontros da primeira ronda serão disputados ainda hoje, ao passo que os jogos femininos e mistos arrancam apenas pela manhã deste domingo. Amanhã jogam-se ainda os encontros da segunda ronda da variante de singulares.

 

Relacionados

interclubes-atporto
Campeonato Interclubes Seniores Masculinos adiado
interclubes-atporto
Campeonato Interclubes Seniores Masculinos 2021: sorteio 2.ª fase
Francisca Jorge e Nuno Borges conquistam Masters Seniores FPT
Semana Tenis Juvenil 2021: Balanço das seleções ATPorto
Oito nortenhos em ação no Masters Seniores FPT