Professores pretendem introduzir o Ténis nas escolas e aprofundar o conhecimento através da formação

15 Novembro, 2021

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, nas XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, no Instituto Politécnico de Leiria, foi apresentado um estudo científico sobre o impacto do programa de formação do Fomento da Associação de Ténis do Porto.

A comunicação intitulada “Programa de formação da inclusão ao desporto: é urgente (outro) olhar” foi apresentada por Albino Mendes (ATPorto), Valéria Freitas e Teresa Lopes (ambas investigadoras do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona) onde foram revelados os resultados do estudo que indicam  que os professores, de todos os ciclos de ensino, validam a importância da ação de curta duração “A minha Escola tem Ténis” como ferramenta potenciadora de aquisição de novas competências.

Esta ação de curta duração visa capacitar os professores para transferirem e desenvolverem o Ténis em contexto curricular.

O estudo, revela ainda, que o impacto muito positivo desta ação, implica a necessidade de um aprofundar de conhecimentos através de curso de formação ou oficina de formação permitindo uma maior eficácia no desenvolvimento de conhecimento e competências na modalidade do Ténis.

A projeção e notoriedade que este estudo evidenciou nas jornadas, validou as potencialidades do Ténis nos diferentes cenários escolares (matriz curricular, Desporto Escolar, Componente de apoio à família-CAF, Atividades de Animação e de Apoio à Família – AAAF bem como ações previstas no Projeto de Intervenção do Fomento).

Relacionados

Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino
Dupla nortenha continua imbatível no ténis de praia