Portugal na Fase Final da Galea/Valerio Cup 2018

6 Agosto, 2018

O vice-campeão regional absoluto, Fábio Coelho, treinado na ET Maia, fez parte do selecionado luso que conseguiu o apuramento para a Fase Final da European Summer Cup de Sub18, Galea/Valerio Cup, em Londres.
 
Perante um quadro deveras difícil, Coelho, juntamente com Daniel Rodrigues e Martim Leote Prata, conseguiu um inesperado apuramento para Portugal, que nem partiu como um dos favoritos do quadro.

Depois de vergar a Estónia no primeiro jogo da contenda por 3-0, no qual Fábio Coelho entrou em acção no encontro de pares ao lado de Daniel Rodrigues, a formação nacional conseguiu superar aquela que era a grande favorita à vitória: a Bélgica. Os belgas até entraram a vencer, mas a vitória de Daniel Rodrigues em singulares e o triunfo em pares de Prata/Rodrigues selou a passagem à final do torneio.

Frente a frente com a seleção da casa, os aguerridos lusos não se deixaram intimidar e até começaram a ganhar, perante uma boa prestação de Martim Prata. No embate de singulares seguinte, Fábio Coelho foi escolhido pelo capitão Emanuel Couto, tendo cedido pelos parciais de 6-2 e 6-3. No par, os britânicos conseguiram a reviravolta, sagrando-se campeões da Zona C de qualificação.

A Fase Final desta competição continental será em Todi, Itália, de 6 a 8 de Agosto.
 

Francisca Jorge ajuda Portugal a terminar em 4º na Reina/Soisbault Cup

Em Maglie, Itália, a selecção feminina de Sub18 conclui a qualificação da Summer Cup em 4º lugar. Francisca Jorge fez parte do colectivo luso nesta competição juntamente com Camila Garcia e Lúcia Quitério.

O sorteio ditou a estreia da turma lusa logo contra a 1ª cabeça-de-série, a Itália.  Ainda assim, e apesar do poderia italiano, as portuguesas bateram-se bem: Lúcia Quitério pôs Portugal na frente, no entanto, a jogadora vimaranense não conseguiu dobrar E. Cocciaretto. No par decisivo, a dupla composta por Jorge/Quitério esteve muito perto de garantir o apuramento para a Fase Final da competição, tendo cedido apenas no supertiebreak.

Apesar do infortúnio, a equipa manteve-se animicamente forte e, no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, com a Sérvia, apesar de Camila Garcia perder o primeiro confronto, Francisca Jorge venceu Tamara Malesevic e, mais uma vez num equilibrado encontro de duplas, Jorge/Quitério foi infeliz no supertiebreak.

Maria Inês Fonte competiu na Summer Cup de Sub16

Foi em Northumberland, na Grã-Bretanha, que a selecção nacional feminina do escalão sub16 se apresentou para competir na Summer Cup de Sub16. Entre o lote de eleitos luso, estava a nortenha Maria Inês Fonte.

Portugal começou bem a campanha, enfrentando e batendo a congénere do Luxemburgo por 3-0. Leonor Oliveira e Maria Inês Fonte venceram as respectivas adversárias de singulares e Mariana Campino/Leonor Oliveira não facilitaram no par.

Porém, seguiu-se a Alemanha, que acabou com as esperanças portuguesas de apuramento.  No encontro relativo ao 3º e 4º lugar, a seleção da casa venceria Portugal por 3-0.
 
Parabéns aos três lusos que participaram nestas European Summer Cups!

 

Relacionados

Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino
Dupla nortenha continua imbatível no ténis de praia