Portugal – Bielorrússia: vitória épica em pares alimenta o sonho português

19 Setembro, 2015

João Sousa e Gastão Elias deixaram, hoje, a seleção nacional de ténis bem perto de se juntar ao Grupo I da zona Euro-África  da Taça Davis 2016 com uma prestação notável. O esforço do par português, assim como o incessante apoio por parte do público que preencheu as bancadas do CT Viana, acabaram por levar a melhor sobre a dupla bielurrussa Betov/Mirnyi depois de um confronto que se prolongou por mais de quatro horas.
Depois de um primeiro dia equilibrado, em que as seleções acabaram empatadas com um ponto cada, este segundo dia trouxe, também, um jogo em pares disputado até ao último set. Relembre-se que a “seleção das quinas” defrontou um par bielorrusso bastante conceituado e experiente, sendo que Max Mirnyi possui dez títulos de Grand Slam em pares. No final, quem sorriu foram os portugueses, vencendo pelos parciais de 7-6[3], 4-6, 6-3, 6-7[5] e 6-3.
Desta forma, Portugal parte para os jogos de amanhã, o último dia desta eliminatória contra a formação bielorrussa, com uma vantagem de 2-1. Trata-se de uma vantagem “curta”, mas que, certamente, motiva os pupilos de Nuno Marques  para os jogos decisivos. Portanto, a não ser que surjam alterações de última hora, João Sousa jogará contra Uladzimir Ignatik a partir das 11h, e Gastão Elias irá tentar vencer Egor Gerasimov já durante a tarde.

 
João Sousa : “Este foi um dos melhores pares que eu e o Gastão jogamos”

Depois de uma autêntica batalha no jogo de pares a contar para a 3ª eliminatória do grupo II da Zona Europa-África da Taça Davis, João Sousa, Gastão Elias e Nuno Marques apresentaram-se na conferência de imprensa cansados, orgulhosos pelo resultado e gratos pelo apoio incansável do público à seleção nacional durante toda esta solarenga tarde de sábado.
Sousa e Elias concordaram que este foi um dos melhores jogos de pares que fizeram juntos. Claro que a qualidade inegável do par bielorruso que hoje defrontaram, já de si, seria ingrediente suficiente para proporcionar um bom espetáculo, mas Gastão Elias revelou que este “não só foi um dos melhores jogos de pares fez com o João [Sousa]”, mas um dos melhores de toda a sua carreira.
Nuno Marques, capitão da seleção portuguesa, afirmou que “tudo é possível nos jogos que faltam”, mas a verdade é que a equipa portuguesa parece mais unida que nunca e os jogos de amanhã poderão proporcionar a glória que esta geração de tenistas já merece.
 

Relacionados

interclubesseniores_banner
1.ª fase do Campeonato Regional de InterClubes Seniores quase definida
O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS
vizela 3_banner
Torneio de Ténis Escolar reúne 230 alunos em Santo Tirso
et-maia
ET MAIA TETRACAMPEÃ NACIONAL DE EQUIPAS DA 1.ª DIVISÃO