Portugal – Bielorrússia: Selecção Nacional junta-se ao Grupo I da Taça Davis

20 Setembro, 2015

Chegado o dia de todas as decisões na Taça Davis, foi a “selecção das quinas” que acabou por resolver, logo de manhã, a eliminatória disputada com a Bielorrússia.
João Sousa cumpriu as espectativas e mostrou-se a um altíssimo nível contra Uladzimir Ignatik, vencendo pelos parciais 6-1, 6-1, 6-4. Além de fazer esquecer o desaire de sexta-feira, em que perdeu surpreendentemente para Gerasimov, foi com este triunfo que Sousa colocou Portugal no Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis, isto ainda antes de ser disputado o derradeiro encontro da eliminatória.
Com a eliminatória já resolvida, foi Rui Machado o escolhido para tentar conquistar o último ponto em disputa, tendo como adversário Egor Gerasimov. Após um bom início do português, tendo ganho o primeiro set por 7-6 [3], surgiu a reviravolta no resultado por parte do bielorrusso, que reagiu e se impôs nos dois sets seguintes, os quais venceu por 6-1 e 6-4.
Apesar da derrota de Rui Machado, o principal objectivo do conjunto luso já havia sido alcançado, ou seja, a qualificação para o grupo I. Relembre-se que é neste grupo que se encontra, por exemplo, a Rússia e a poderosa Espanha que, após a polémica na RFET, volta a contar com Rafael Nadal e outros jogadores de renome do panorama internacional.
 

“Agora vamos para uma eliminatória ainda mais difícil, mas o objectivo é continuar a subir”, afirmou Nuno Marques
 
Depois de conseguida a vitória sobre a Bielorrússia, por 3-2 e consequente apuramento para o Grupo I da zona Europa-África da Taça Davis 2016, os jogadores da selecção nacional de ténis, assim como o capitão Nuno Marques, dispuseram-se a responder a algumas questões acerca da eliminatória e dos desafios que aí vêm.
João Sousa foi o primeiro a tomar a palavra, apresentando-se muito satisfeito por “conseguir aguentar a pressão e conquistar o ponto decisivo” para Portugal. Rui Machado também foi muito directo nas declarações, destacando a felicidade por poder, também ele, lutar por um ponto na contenda, “depois de estar dois dias a sofrer e torcer pelos companheiros a partir do banco”.
Nuno Marques, selecionador nacional, após destacar a qualidade apresentada durante a eliminatória pelos seus “pupilos” e agradecer apoio “fulcral” do público que marcou presença no CT Viana ao longo destes três dias, focou a sua análise no futuro, tanto a nível pessoal como da selecção. Quanto ao grupo I, Marques revelou que “o ranking dos jogadores é importante, mas a Davis vai para além disso”, ou seja, o selecionador acha que “no geral, os quatro jogadores portugueses têm mais nível do que o ranking demonstra” e que, se continuarem a jogar como equipa, poderão levar Portugal ainda mais longe. Relativamente à continuação no cargo de capitão da selecção, Marques foi peremptório a afirmar que “os objectivos do ano foram cumpridos, ao contrário do ao passado, por isso o balanço é positivo. Portanto, o desejo é continuar no cargo para, no próximo ano, ir ainda mais longe”.
As declarações de Frederico Silva e Gastão Elias foram mais focadas nos próximos torneios em que irão participar, sendo que ambos se deslocarão em breve para o Brasil.
 
Por fim, Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, também fez questão de elogiar a organização do CT Viana, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, congratular a prestação dos jogadores e toda a comitiva e, em especial, ao público de “Viana e arredores” que cá veio para dar cor ao evento.
Vasco Costa aproveitou para declarar que “embora seja sempre um encontro interessante”, espera que a selecção de “nuestros hermanos” não surja no caminho de Portugal no próximo ano. A continuidade da equipa técnica também não parece estar em questão, pois Costa disse que “os objectivos foram alcançados e criou-se um espírito forte entre todos. Por tudo isto, é vontade da federação manter toda a equipa técnica para o próximo ano”.
 

Relacionados

Título nacional feminino de equipas Sub 14 para o Sport Club do Porto
Matosinhos recebeu mais um Campeonato Regional de Ténis de Praia
Elite do ténis nacional vai marcar presença em quatro provas
Vila do Conde recebeu etapa do Circuito Pink Tour
Sport Club do Porto conquista “nacional” de equipas Sub 16 femininos