Portugal – Bielorrússia: Selecção Nacional junta-se ao Grupo I da Taça Davis

20 Setembro, 2015

Chegado o dia de todas as decisões na Taça Davis, foi a “selecção das quinas” que acabou por resolver, logo de manhã, a eliminatória disputada com a Bielorrússia.
João Sousa cumpriu as espectativas e mostrou-se a um altíssimo nível contra Uladzimir Ignatik, vencendo pelos parciais 6-1, 6-1, 6-4. Além de fazer esquecer o desaire de sexta-feira, em que perdeu surpreendentemente para Gerasimov, foi com este triunfo que Sousa colocou Portugal no Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis, isto ainda antes de ser disputado o derradeiro encontro da eliminatória.
Com a eliminatória já resolvida, foi Rui Machado o escolhido para tentar conquistar o último ponto em disputa, tendo como adversário Egor Gerasimov. Após um bom início do português, tendo ganho o primeiro set por 7-6 [3], surgiu a reviravolta no resultado por parte do bielorrusso, que reagiu e se impôs nos dois sets seguintes, os quais venceu por 6-1 e 6-4.
Apesar da derrota de Rui Machado, o principal objectivo do conjunto luso já havia sido alcançado, ou seja, a qualificação para o grupo I. Relembre-se que é neste grupo que se encontra, por exemplo, a Rússia e a poderosa Espanha que, após a polémica na RFET, volta a contar com Rafael Nadal e outros jogadores de renome do panorama internacional.
 

“Agora vamos para uma eliminatória ainda mais difícil, mas o objectivo é continuar a subir”, afirmou Nuno Marques
 
Depois de conseguida a vitória sobre a Bielorrússia, por 3-2 e consequente apuramento para o Grupo I da zona Europa-África da Taça Davis 2016, os jogadores da selecção nacional de ténis, assim como o capitão Nuno Marques, dispuseram-se a responder a algumas questões acerca da eliminatória e dos desafios que aí vêm.
João Sousa foi o primeiro a tomar a palavra, apresentando-se muito satisfeito por “conseguir aguentar a pressão e conquistar o ponto decisivo” para Portugal. Rui Machado também foi muito directo nas declarações, destacando a felicidade por poder, também ele, lutar por um ponto na contenda, “depois de estar dois dias a sofrer e torcer pelos companheiros a partir do banco”.
Nuno Marques, selecionador nacional, após destacar a qualidade apresentada durante a eliminatória pelos seus “pupilos” e agradecer apoio “fulcral” do público que marcou presença no CT Viana ao longo destes três dias, focou a sua análise no futuro, tanto a nível pessoal como da selecção. Quanto ao grupo I, Marques revelou que “o ranking dos jogadores é importante, mas a Davis vai para além disso”, ou seja, o selecionador acha que “no geral, os quatro jogadores portugueses têm mais nível do que o ranking demonstra” e que, se continuarem a jogar como equipa, poderão levar Portugal ainda mais longe. Relativamente à continuação no cargo de capitão da selecção, Marques foi peremptório a afirmar que “os objectivos do ano foram cumpridos, ao contrário do ao passado, por isso o balanço é positivo. Portanto, o desejo é continuar no cargo para, no próximo ano, ir ainda mais longe”.
As declarações de Frederico Silva e Gastão Elias foram mais focadas nos próximos torneios em que irão participar, sendo que ambos se deslocarão em breve para o Brasil.
 
Por fim, Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, também fez questão de elogiar a organização do CT Viana, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, congratular a prestação dos jogadores e toda a comitiva e, em especial, ao público de “Viana e arredores” que cá veio para dar cor ao evento.
Vasco Costa aproveitou para declarar que “embora seja sempre um encontro interessante”, espera que a selecção de “nuestros hermanos” não surja no caminho de Portugal no próximo ano. A continuidade da equipa técnica também não parece estar em questão, pois Costa disse que “os objectivos foram alcançados e criou-se um espírito forte entre todos. Por tudo isto, é vontade da federação manter toda a equipa técnica para o próximo ano”.
 

Relacionados

O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS
vizela 3_banner
Torneio de Ténis Escolar reúne 230 alunos em Santo Tirso
et-maia
ET MAIA TETRACAMPEÃ NACIONAL DE EQUIPAS DA 1.ª DIVISÃO
banneratporto-tcr
TÉNIS EM CADEIRA DE RODAS: LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO CONQUISTA BICAMPEONATO NACIONAL