Os primeiros passos da Associação de Ténis do Porto

31 Março, 2021

A 31 de Março de 1981, no 4º Cartório Notarial do Porto, nascia a Associação de Ténis do Porto. Neste dia especial, em que celebramos o 40.º aniversário, apresentamos os primeiros passos da Associação, os elementos responsáveis pela sua formação e os objetivos principais.

A Associação de Ténis do Porto surgiu da ideia de formar uma associação de Clubes do Norte de Portugal, de modo a unirem todos os seus esforços para o desenvolvimento do ténis na região.

No dia da sua constituição, há precisamente 40 anos, Dr. Aurélio Homem Ribeiro, Eng. Carlos Alberto Pessoa Ferreira Gonçalves, Fernando Maria Guedes D’Almeida e Eng. Firmino de Jesus Moreira da Cunha foram os signatários da escritura pública e constituíram uma comissão instaladora.

A comissão instaladora tomou conta dos primeiros atos da ATPorto: a filiação na Federação Portuguesa de Ténis (FPT), inscrição na Direção Geral dos Desportos, instalação na sua sede na Casa do Desporto – situada na Rua António Pinto Machado, n.º 60, Porto – a convocação das eleições dos primeiros órgãos sociais e a apresentação do logótipo da Associação de Ténis do Porto, criado por Armando Alves, consagrado e reputado artista plástico, professor na Escola de Belas Artes do Porto e aficionado do ténis.

Para terminar a missão da comissão instaladora, realizou-se, posteriormente, a primeira Assembleia Geral da ATPorto, composta por Carlos Manuel Albuquerque Oliveira da Quinta, Fernando Maria Guedes D’Almeida e Eng. Firmino de Jesus Moreira da Cunha. Nessa mesma Assembleia Geral, realizada no anfiteatro da Casa do Desporto, no dia 12 de maio de 1981, pelas 18 horas, foram eleitos para o biénio de 1981/1982 os primeiros órgãos sociais da Associação. Pode consultar a Ata da tomada de posse dos primeiros corpos sociais, aqui.

A Associação começou a “ganhar forma”, com os clubes que tomaram posse dos primeiros Atos da ATPorto. Eis os sete Clubes fundadores: Lawn Tennis Clube da Foz, Clube de Ténis de Viana, Clube de Ténis do Porto, Grupo Desportivo Póvoa, Estrela e Vigorosa Sport, Ala Nun’Álvares de Gondomar e Club Sportivo Nun’Álvares.

Em 1981, os clubes passaram a ser representados, na Federação Portuguesa de Ténis, por duas associações regionais, em que a Associação do Porto tinha a jurisdição e representava clubes de ténis da área do Norte, composta pelos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto (atualmente da ATPorto), Vila Real e Bragança (atualmente da AT Vila Real), Aveiro (atualmente da AT Aveiro),  Coimbra (atualmente da AT Coimbra) e Viseu e Guarda (atualmente da AT Viseu).

Nos seus Estatutos, a Associação de Ténis do Porto consagrava como fim principal “dirigir, regulamentar, difundir e controlar a prática do ténis na região, organizar campeonatos regionais, individuais e por equipas, para desenvolvimento e expansão da modalidade, nomeadamente o seu enriquecimento desportivo”. Um princípio que se mantém ativo nos dias de hoje.

Ao longo destes 40 anos, a Associação de Ténis do Porto foi alargando os seus horizontes e, conta, atualmente, com 59 clubes associados, mais de 6 mil jogadores, várias modalidades e muitas competições e torneios a nível nacional, regional e internacional.

Relacionados

Vila do Conde Pink Tour chegou ao fim
Campeonato Regional de Iniciados tem novos campeões
Circuito Pink Tour passou por Famalicão
Tomada de posse AT Porto
Campeonatos Regionais Individuais de Sub 12, Sub 16 e Sub 18 jogam-se em Lousada