Os “Comentários da Bancada Norte” ao Campeonato Nacional Absoluto
O Forum AT Porto está de volta para uma edição especial (e estendida!) que se vai debruçar sobre a história e as peripécias do Campeonato Nacional Absoluto de ténis, cuja edição de 2020 decorre nos courts do Monte Aventino até ao próximo Domingo. A primeira parte dos “Comentários da Bancada Norte” vai ser já amanhã, a partir das 21h30, em directo na página de Facebook da AT Porto.
Para o primeiro “take” dos Comentários da Bancada Norte, juntamos três pessoas que, além de bastante conhecidas no panorama nacional, muito bem conhecem o ténis português e os seus protagonistas ao longo das últimas décadas e até à aos dias de hoje. E porquê? Porque não só partilham, entre si, várias participações em edições passadas na prova que também é denominada de Taça Guilherme Pinto Basto, como, hoje, são treinadores em clubes nacionais.
Ângela Cardoso será a moderadora do Forum AT Porto desta semana e, na edição de quinta-feira, vai ter como companhia dois colegas treinadores de ténis: João Maio e Alberto Miguel, directores técnicos de dois dos clubes mais representados neste CNA, a ET Maia e CT Porto, respectivamente.
Conheça um pouco melhor os nossos convidados de amanhã:
Ângela Cardoso desempenha as funções de seleccionadora AT Porto desde 2005, treinadora no Clube de Ténis de Guimarães e seleccionadora nacional de sub14, além de nutricionista.
Enquanto tenista, foi número um nacional e considerada por muitos uma das melhores jogadoras portuguesas de ténis. Fez parte de uma geração que colocou o ténis feminino nacional no mapa internacional, tendo dado importante contributo para o ténis desta região do Norte de Portugal — protagonizou uma carreira internacional entre 1996 e 2002, tendo atingido a 580.ª posição do ranking mundial em 2001; disputou ainda 14 eliminatórias na Fed Cup, com nove encontros ganhos e outros tantos perdidos, em singulares e pares, variante onde obteve os melhores resultados, com a presença em duas finais do circuito: no USD$ 25.000 de Guimarães, em 2000, e num USD$ 10.000 na Turquia, em 2001. A nível nacional, conquistou quatro campeonatos nacionais absolutos (1997, 1999, 2000 e 2001) e foi ainda vice-campeã (1998), sempre ao lado de Cristina Correia. Foi ainda campeã nacional de Sub16, em 1993 e 1994.
É Associada de Mérito da AT Porto desde 2012.
João Maio, também ele Associado de Mérito da ATPorto (distinção atribuída pelos clubes da Ass. Geral ATPorto), é um treinador cuja carreira marcou o ténis nacional e prestigiou o ténis desta região Norte em especial. Depois de ter iniciado a carreira na Alemanha (1984-1994), foi responsável do Centro Nacional de Treino de 1994 a 2006, por onde passaram várias gerações dos melhores jogadores nacionais, juvenis em percurso de formação e já como jogadores profissionais. Desde 2006, é ainda Director Técnico da Escola de Ténis da Maia. De 1999 a 2002 foi Selecionador Nacional Fed Cup e, em 2004, da Selecção Nacional Davis Cup.
Alberto Miguel é Primus inter Pares AT Porto (distinção atribuída pela Direcção da ATPorto) e, foi um dos melhores jogadores nacionais nos anos 80, é hoje Director Técnico do Clube de Ténis do Porto.
Os dados estão lançados e a conversa entre três grandes figuras do ténis nacional promete animar a noite desta quinta-feira. Vamos lá falar de ténis!