atporto

Ordem de trabalhos AT Porto de Março/Abril – balanço

6 Maio, 2020

Março e Abril foram meses atípicos. Com o ténis – e o país – parado, uma grande parte da população confinada nas respectivas habitações e grandes deslocações desaconselhadas, para a Associação de Ténis do Porto foi tempo de recapitular aquilo que foi feito no primeiro trimestre de 2020, analisar a situação actual e preparar da melhor forma o regresso aos courts.

O Forum AT Porto, iniciado em Março, acabou por ser uma das acções de comunicação externa com o intuito de manter o ténis vivo através de conversas informais sobre os mais variados aspectos relacionados com a nossa modalidade. Pedro Couto acolheu convidados informados, com experiências muito distintas e visões do ténis actual e futuro muito diferentes e extremamente interessantes para o público lá em casa. O público, onde se enumeram dirigentes e treinadores de clubes, atletas profissionais e amadores, pais, árbitros e muitos outros agentes do ténis, acedeu com vontade semana após semana, enriquecendo o fórum e aproveitando para esclarecer dúvidas ou, até, apresentando opções e propostas pertinentes.

Além do Forum AT Porto, muito se passou e debateu nos bastidores em conjunto com os nossos clubes, com outras associações regionais de ténis e com a própria Federação Portuguesa de Ténis, com a qual cooperamos activamente na elaboração e exposição do Plano de Retoma de Actividades divulgado no final do mês de Abril.

Fulcral foi também a colaboração constante com o IPDJ e as autarquias desta região, procurando sempre criar estratégias viáveis para todos. Para além disso, foi ainda necessário preparar as instalações desportivas da AT Porto, em Lousada, para um regresso ao ténis com as condições ideais. Recorde-se que, conforme previsto na 1ª Fase da Retoma de Actividades da FPT, os atletas de alta competição já se encontram a treinar desde Abril, inclusive nos courts do Complexo Desportivo de Lousada.

Participamos, ainda, em importantes reuniões online para tomadas de decisão ao longo do decisivo mês de Abril:

 

 

15 Abril – Reunião Técnica da FPT

Rui Silva, Director Técnico da AT Porto, participou na reunião técnica marcada pela Federação Portuguesa de Ténis em meados de Abril, com o Director Técnico nacional, Rui Machado, e demais directores técnicos das Associações Regionais. Foram ultimados os pormenores para a publicação do Plano de Retoma da Actividade, realizado pela FPT, nomeadamente quanto às várias realidades regionais e a fim de alcançar uma coordenação e um alinhamento do ténis em todo o território nacional.

 

26 de Abril – 13º Fórum das Associações Regionais de Ténis

A 13ª edição do Fórum que aglomera as treze ARs de ténis portuguesas foi, obrigatoriamente, diferente em formato digital. Embora distantes, estiveram presentes os responsáveis por cada uma das ARténis – pela AT Porto presente o presidente, António Paes de Faria – e o próprio Presidente da FPT. Todos fizeram questão de contribuir para desenvolver e acrescentar algo aos temas que estavam na ordem de trabalhos para este Fórum. Foram ainda acertadas as formas, meios e mecanismos de execução das Medidas de Apoio COVID-19 para o ténis nacional.

Partilharam-se preocupações, debateram-se estratégias para superar a fase complicada – que ainda não terminou – e foram encontrados consensos.

 

29 de Abril – Reunião técnica AT Porto

Marcaram presença 40 dirigentes, directores técnicos e treinadores de 31 clubes AT Porto. Os clubes serão sempre um dos principais pilares da AT Porto e, atentando na conjuntura actual, com o regresso progressivo aos courts, é estritamente necessário ouvir e reflectir sobre as questões colocadas por aqueles que, diariamente, vão garantir para a prática desportiva as melhores condições de higiene e segurança a jogadores, treinadores e pais.

Pelo presidente da AT Porto, foram prestadas informações e esclarecimentos sobre medidas e estratégias para a retoma do ténis e, de seguida, foi apresentado por Rui Silva (director técnico) e Albino Mendes (coordenador do fomento AT Porto) o projecto da criação de Liga de Clubes online, debatendo-se ainda várias sugestões, iniciativas e ideias para a preparação dos clubes no regresso à actividade, uma vez que muitos já regressariam no dia 4 de Maio.

 

 

A retoma de 4 de Maio

Na passada semana, o Governo português estabeleceu as normas da retoma da “actividade física e desportivo em contexto não competitivo e ao ar livre”, onde se inclui o ténis, e, desde então, a AT Porto tem desenvolvido iniciativas de informação e esclarecimento para que todos (Clubes, treinadores e jogadores/as) possam cumprir com rigor e bom senso as medidas estabelecidas. O objectivo de TODOS é que, em breve, possamos passar naturalmente às próximas fases do Plano de Retoma da Actividade da FPT, o que implicará o regresso das provas do calendário nacional.

Por isso, relembramos: a colaboração e empenho de todos os tenistas desta região Norte de Portugal vai ser decisiva para o êxito destas medidas e para a erradicação da COVID-19.

 

Relacionados

O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS
vizela 3_banner
Torneio de Ténis Escolar reúne 230 alunos em Santo Tirso
et-maia
ET MAIA TETRACAMPEÃ NACIONAL DE EQUIPAS DA 1.ª DIVISÃO
banneratporto-tcr
TÉNIS EM CADEIRA DE RODAS: LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO CONQUISTA BICAMPEONATO NACIONAL