Nuno-borges-francisca-jorge

Nuno Borges e Francisca Jorge imperaram em Vale do Lobo

29 Junho, 2020

A tarefa não se adivinhava fácil, mas a 1ª prova do Circuito Sénior FPT, em Vale do lobo, que contou com os melhores tenistas portugueses da actualidade, terminou com dois nortenhos como campeões.

Por um lado, o triunfo de Francisca Jorge no quadro feminino da etapa que marca o regresso às competições nacional de ténis, foi algo… natural. Número 1 portuguesa há largos meses (579ª WTA) e, consequentemente, a jogadora mais cotada da competição e principal favorita à vitória no torneio, mostrou estar preparada para os bons talentos que poderia (e viria) a encontrar pela frente, mantendo o foco e profissionalismo até à última batida da final frente à mais experiente Inês Murta, procurando regressar melhorar o seu jogo e forma física nesta espécie de “pré-época”.

Além da vice-campeã de pares do Porto Open 2016, estiveram ainda presentes Maria Inês Fonte (ET Maia), Joana Baptista (TL Boavista) e Madalena Amil (TL Boavista), curiosamente, as três integrantes do Grupo 3, na 1ª Fase da prova. Maria Inês Fonte passou em primeiro lugar, cedendo depois na meia-final contra Murta (6-3 e 6-2). Matilde Jorge (CT Guimarães) ficou no Grupo 4 e venceu Ana Filipa Santos, mas no frente-a-frente com Inês Oliveira, a lisboeta levaria a melhor, seguindo para as “meias”.

Por outro lado, no quadro masculino a história não foi tão linear para os principais favoritos. Partilhando o grupo com o nº 1 português e 66º ATP, João Sousa (Class Academy), Nuno Borges (ET Maia) não se deixou intimidar, fez-se de David, tombou “Golias” e saiu vencedor do encontro (e do Grupo 1). Em outros grupos, Luís Faria (CT Guimarães) não foi tão feliz e seria eliminado por Pedro Sousa e Pedro Araújo, ao passo que João Monteiro (CT Porto) ficou atrás de Gastão Elias na corrida por uma das vagas nas semifinais.

As surpresas continuaram e os tenistas menos cotados passaram as meias-finais de forma imponente. O vice-campeão do Porto Open 2018, que treinou nos courts do Monte Aventino e Maia nos priemiros períodos de desconfinamento, continuou focado e derrubou, desta feita, Gastão Elias pelos parciais de 6-4 e 6-3. Pedro Araújo, que havia deixado para trás Tiago Cação na meia-final, não teve argumentos suficientes para fazer frente a Borges na grande final, cedendo por duplo 6-3.

A “comitiva” segue para Lisboa, onde já se joga a 2ª etapa do Circuito Sénior FPT, contando novamente com a participação de vários tenistas treinados em clubes desta região. Os jogos têm transmissão em directo na Sport TV e no website oficial do circuito.

 

Eis as prestações de todos os nortenhos presentes na 1ª etapa do Circuito Sénior FPT:

 

Masculinos

Nuno Borges – ET Maia: Campeão

João Sousa – Class Academy (Grupos)

Luís Faria – CT Guimarães (Grupos)

João Monteiro – CT Porto (Grupos)

Tiago Fernandes – LTC Foz (Qualy)

Afonso Portugal – SCAS (Qualy)

Bernardo Roque – LTC Foz (Qualy)

Hugo Maia – CT Braga (Qualy)

Valentin de Carvalho – CT Viana (Qualy)

Manuel Gonçalves – CT Porto (Qualy)

Paulo Fernandes – LTC Foz (Qualy)

Henrique Rocha – ET Maia (Qualy)

Bernardo Branco Teixeira – CT Porto (Qualy)

Francisco Cabral – CT Porto (Qualy)

Fábio Coelho – ET Maia (Qualy)

 

Femininos

Francisca Jorge – CT Guimarães: Campeã

Maria Inês Fonte – ET Maia (Meias)

Madalena Amil – TL Boavista (Grupos)

Matilde Jorge – CT Guimarães (Grupos)

Bárbara Balancho – LTC Foz (Qualy)

Joana Baptista – TL Boavista (Grupos)

Luísa Pelayo – TL Boavista (Qualy)

Mafalda Guedes – ET Maia (Qualy)

Maria Santos – ET Maia (Qualy)

Relacionados

Vila do Conde Pink Tour chegou ao fim
Campeonato Regional de Iniciados tem novos campeões
Circuito Pink Tour passou por Famalicão
Tomada de posse AT Porto
Campeonatos Regionais Individuais de Sub 12, Sub 16 e Sub 18 jogam-se em Lousada