Mensagem de Natal 2021 | AT Porto e AT Vila Real
Caros/as Tenistas p’ra cá e p’ra lá do Marão
Nesta quadra natalícia, ainda no meio de “cautelas e caldinhos” por causa da pandemia COVID-19, a AT Porto e a AT Vila Real vêm desejar Boas Festas a todos.
2022 será o ano em que o Ténis do Norte de Portugal vai entrar num ciclo de actividade comum, por cooperação entre as Associações Regionais do Porto e de Vila Real, abrangendo a área dos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, correspondendo sensivelmente à Região Norte (NUT II).
Mas porquê esta associação de esforços e trabalho?
Na realidade estes 2 anos de pandemia deram-nos tempo para pensar e valorizar melhor as potencialidades do ténis aqui no Norte.
Desde sempre, tem havido uma ligação muito próxima entre a AT Porto (fundada em 1981) e a AT Vila Real (fundada em 1987), o que nos fez chegar à inequívoca conclusão que as semelhanças unem-nos e as diferenças nos tornam mais fortes.
Por isso, em conjunto traçámos uma estratégia e plano de cooperação para o desenvolvimento alargado e equilibrado em de toda esta região, com uma envolvência geográfica marcada pelo Rio Douro e pelo oceano Atlântico.
A prática desportiva está inserida na sociedade e no seu modus vivendi, as semelhanças da prática e paixão pelo ténis são semelhantes, independentemente dos níveis do ténis ou das localidades onde se joga, pratica, treina e compete.
Quem não conhece e reconhece uma identidade própria, forte e personalizada desta região Norte, que se manifesta na vida e cultura das suas gentes, instituições e empresas, num território que se estende da Galiza às Beiras e do Atlântico a Castela?
É aqui que se situa e que se desenrola este projecto de cooperação Ténis Norte-Portugal.
E, em concreto, o que vai acontecer com o Ténis Norte-Portugal?
Com o apoio da FPT, no próximo ano, em conjunto, vamos pôr em marcha as actividades do programa de fomento — partilhado com várias autarquias, estabelecimentos de ensino e dos Clubes —, realizar os cursos de treinadores — em parceria com a UTAD — e o curso de arbitragem, organizar a Liga de Clubes, coordenar as etapas dos circuitos Pink Tour (feminino), Mini-Cir (sub10) e Tenizada (sub13 e sub15), alargar a toda esta região o Circuito Absoluto FPT (provas prize-money) e participar em iniciativas com o ténis das regiões vizinhas de Espanha.
Estas iniciativas e eventos vão aproximar as várias comunidades de tenistas e estabelecer uma dinâmica abrangente de desenvolvimento do ténis, provocando um aumento de praticantes e abrindo um leque de novas oportunidades para termos mais escolas de ténis e melhores tenistas, tornando a modalidade mais popular e acessível, bem como conseguir melhorar a capacidade de detectar e desenvolver jovens talentos.
Hoje em dia, a serra do Marão passou a ser uma barreira mitológica, já não é um obstáculo para a partilha e convívio, nem tão pouco uma justificação para o isolamento e inacção. Estamos certos que, juntos, com este projecto de cooperação vamos ter um ano de muito e bom Ténis.
P’ra cá e p’ra lá do Marão, votos de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.
P’ra acá i p’ra alhá de l Maron, botos dun Santo Natal i un Feliç Anho Nuobo.
António Paes de Faria (Presidente da Direcção da AT ATPorto)
José Manuel Ribeiro (Presidente da Direcção da AT Vila Real)