Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto
Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual Cerimónia de Entrega de Prémios da Associação de Ténis do Porto.
Num encontro muito aguardado por todos, reuniram-se, no Lousada Country Hotel, 22 clubes da Associação de Ténis do Porto, para além das saudadas presenças do Presidente da Associação de Ténis de Aveiro, Jorge Portela, do Presidente da Federação Galega de Ténis, José Mosquera e do representante da Ciudad de La Raqueta, de Madrid, Iñigo Jofre. A Federação Galega de Ténis e a AT Aveiro, juntamente com a AT Porto foram fundadores do projecto Ténis Atlântico, no ano 2000, e que, nestes mais de 20 anos une o ténis da orla atlântica peninsular, juntando também as Associações Regionais mais a sul, de Coimbra e Leiria.
Para além das distinções dos clubes associados que conquistaram os títulos regionais de Interclubes juvenis, séniores e veteranos, foram igualmente entregues os diplomas de participação a todas as instituições que se sagraram campeãs ou vice-campeãs nacionais nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. Devido a vicissitudes da COVID-19, só agora foi possível realizar este momento de confraternização.
A Liga de Clubes também teve o seu momento de destaque nesta cerimónia. Esta é uma competição que tem como propósito a continuação de atividade dos clubes que não conseguiram o apuramento para a 2ª fase do Campeonato InterClubes – Taça AT Porto (seniores), e que, desta forma, podem continuar a competir e a conviver. Este modelo competitivo permite que os Clubes mantenham as suas equipas em ação até julho, fazendo com que mobilizem os seus jogadores e dando a possibilidade de todos os Clubes poderem ter objectivos e disputar um troféu por equipas, na medida em que a Liga de Clubes tem 5 séries (A, B, C, D e E), i.e., 5 níveis diferentes que têm os seus próprios vencedores.
Para o Presidente da Associação de Ténis do Porto, António Paes de Faria, este encontro entre a família do ténis era fundamental acontecer: “Esta cerimónia de entrega de prémios dos InterClubes e da Liga foi um momento assinalável que demonstra a vitalidade e dinâmica dos Clubes da ATPorto. A participação e colaboração dos Clubes nas provas de equipas são fundamentais para o desenvolvimento do ténis desta região do Norte de Portugal. Os Clubes são a célula crucial das atividades do ténis e, consequentemente, as quase 200 equipas nos Campeonatos InterClubes e a Liga de Clubes da ATPorto são o espelho dessa actividade intensa, e as dezenas de títulos de equipas Campeãs e Vice-Campeãs Nacionais de todos os escalões refletem a qualidade e êxito do trabalho dos nossos Clubes”, começou por referir, completando: “Os campeonatos por equipas são a “prova Rainha” de qualquer modalidade, porque é nestas competições que se sente o pulsar do coração das mais diversas localidades e suas comunidades. As provas por equipas motivam, estimulam e dinamizam os Clubes como um todo, compreendendo não só os seus atletas, como também as equipas técnicas, os dirigentes, os colaboradores nas instalações e um grupo muito importante de pessoas: os seus sócios e apoiantes. Por isso, apesar dos difíceis anos da COVID-19 os nossos Clubes, sem exceção, conseguiram manter viva e ativa a chama do ténis na região da AT Porto. Parabéns aos Clubes premiados. E bem haja a todos.”