Lousada Junior Cup II: Quatro portugueses “furam” qualifying e garantem quadro principal
Foram quatro os tenistas lusos que conseguiram o apuramento para o lote dos mais cotados nesta segunda prova do Lousada Junior Cup na prova masculina. Gonçalo Quintela, Bernardo Henriques, Freddie Healey e João Teixeira lograram o acesso ao quadro principal, com Quintela a bater Fedor Sosedkin, por 7-5 e 6-1, Henriques a dar conta do polaco Oliwier Sterniczuk, por 7-6 (6) e 6-0, Healey a ser mais feliz no encontro com o compatriota Martim Bernardo, o qual venceu por equilibrados 1-6, 6-1 e 10-7, e, por último, João Teixeira a afastar Duarte Trocado, por 6-1 e 6-3. No quadro principal, vão juntar-se a mais 15 compatriotas que tiveram entrada direta ou o conseguiram via wild card.
Entretanto, na prova feminina, nenhuma das jogadoras portuguesas conseguiu aceder ao quadro principal via fase de qualificação, e, ontem, na primeira ronda do quadro principal, sete das nossas representantes ficaram pelo caminho. Mafalda Almeida perdeu com a sueca Tilda Larsson, por 6-0 e 6-2, Jessica Para foi afastada pela espanhola Maria de la Paz Alberto, por 6-2 e 6-3, Analu Freitas caiu ante a checa Ellen Katzer, por 6-2 e 6-3, Isabel Gonçalves foi afastada pela italiana Allegra Fiorani, por 6-2 e 6-3, Madalena Santos perdeu com a argentina Martina Bovio, por 6-2 e 6-3, Carla Tomai foi eliminada por Evelina Takhmazyan, por 6-1 e 6-0, e, no encontro mais equilibrado, Carolina Mesquita bem tentou mas foi infrutífera a sua dedicação já que perdeu para a francesa Seda Baslilar, por 6-7 (3), 6-4 e 6-1.
Agora, cabe a Maria Garcia, que venceu o título na primeira prova, Carolina Correia e Angelina Voloshchuk, defender a “honra” lusitana.