Lousada Junior Cup II: Maria Garcia arrecadou título de pares femininos
Fechar da melhor maneira duas semanas de grande nível, foi esta a meta a que se propôs a tenista portuguesa Maria Garcia nesta edição do Lousada Junior Cup. Depois do título de singulares alcançado na semana passada, a jogadora orientada por Eduardo Rodrigues mostrou estar no bom caminho, e, apesar de ter ficado pelo caminho na competição de singulares, na variante de pares foi bem sucedida, tendo conquistado no sábado o título ao lado da espanhola Candela Yecora. A dupla luso-espanhola defrontou e venceu a francesa Eva Maria Desvignes e Polina Kuharenko, por 6-3 e 6-3.
Entretanto, na mesma variante mas no sector masculino, o par composto pelo espanhol de origem italiana, Matteo Morazzi e o francês Nathan Trouve, foram superiores ao romeno Tudor Batin e o sérvio Ognjen Milic, triunfando por um duplo 6-4.
Hugh Winter e Mia Pohankova campeões de singulares
Estão também encontrados os vencedores da segunda prova do Lousada Junior Cup deste ano. A eslovaca Mia Pohankova e o australiano Hugh Winter conseguiram encontrar argumentos para conquistar as respetivas finais, sendo que o australiano só no tie break do terceiro set foi bem sucedido.
Na final feminina, defrontavam-se Pohankova e a canadiana Emma Pong, com a eslovaca a dominar desde o começo todos os pontos e a deixar sem argumentos a jogadora do continente americano. Os parciais de 6-1 e 6-3 demonstram bem a hegemonia de Pohankova, que, já na primeira semana de prova, tinha deixado bons indicadores pela qualidade das sua exibições. Quanto a Pong, algo diminuída fisicamente depois da maratona das meias-finais, o melhor que conseguiu foi reagir no segundo parcial de 1-4 para 3-5, mas, nessa altura, permitiu que a sua adversária pegasse nas rédeas do encontro e não as perdesse mais até ao fim.
Mais equilibrada foi a discussão do título masculino. Frente-a-frente o espanhol Sergio Planella Hernandez e o australiano Hugh Winter. Pouco habituado a jogar em terra batida mas a fazê-lo de forma exemplar, Winter foi superando todas as rondas e aumentando os índices de confiança para poder chegar ao embate decisivo cada vez mais seguro, e, apesar de ter pela frente um oponente de respeito, foi capaz de encetar uma reviravolta no marcador e triunfar de forma segura no tie-break do terceiro set. O primeiro foi ganho por Rodriguez por 6-3, mas o australiano respondeu da mesma moeda empatando o encontro, por 6-3 a seu favor, para, no jogo decisivo, triunfar por 7-1.
Chegam assim ao fim duas semanas de ténis de grande qualidade com tenistas que certamente vão estar no circuito profissional dentro de pouco tempo. Destaque para as boas prestações dos tenistas portugueses, particularmente de Maria Garcia, na competição feminina, e de João Dinis Silva, na masculina.