International Wheelchair 2022 decorreu no Clube de Ténis do Porto
Pelo quinto ano consecutivo, os courts de terra batida do Clube de Ténis do Porto receberam mais uma edição do International Wheelchair CT Porto, prova dotada com 5 mil dólares em prémios monetários e que contou com a participação de alguns dos melhores tenistas mundiais da modalidade.
Num evento que já é um marco no calendário nacional e internacional do ténis adaptado, importa referir o crescente aumento de praticantes e a evolução que têm conseguido nestas cinco edições. A primeira etapa do torneio foi jogada em 2018, tendo sido a única com um jogador português na galeria dos finalistas: João Sanona, vice-campeão em pares ao lado do polaco Kamil Fabisiak.
Nesta quinta edição, jogada de 13 a 16 de outubro, as atenções viraram-se para estes verdadeiros heróis e heroínas, que, graças a muita força de vontade e paixão pelo ténis, vão dando lições de resiliência por onde passam.
No quadro masculino, o título foi para Gaetan Menguy, atual 27.º do ranking mundial, que derrotou na final o compatriota Geoffrey Jaziak, pelos parciais de 6-1 e 6-0. Quanto aos portugueses, é de salientar a boa prestação dos oito tenistas lusos, quatro deles em representação de clubes filiados na Associação de Ténis do Porto, sendo que dois são atletas do Lousada Ténis Atlântico, José Sousa e Paulo Silva, e dois do Clube de Ténis do Marco, Cristiano Magalhães e Joaquim Soares.
Relativamente à competição feminina, foram oito as tenistas que marcaram presença na cidade invicta, com todas elas dentro do Top 100. A francesa Zoe Maras e a espanhola Lola Ochoa, comprovaram o favoritismo e disputaram o encontro de atribuição do título. Venceu a experiente tenista do país vizinho, por 6-4 e 6-0.
No final, marcaram presença na cerimónia de entrega de prémios a vereadora da autarquia portuense, Catarina Araújo, o presidente do Clube de Ténis do Porto, Pedro Guimarães, o diretor da Associação de Ténis do Porto, Manuel Figueiredo, o presidente do conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Ténis, António Herdeiro e Vítor Pereira, presidente do conselho fiscal do Clube de Ténis do Porto.