I Campeonato Ibérico: Seleções da AT Porto em plano de destaque
Apesar de não se ter concluído a prova masculina, a seleção da AT Porto composta por Tiago Silva (ET Maia) e Afonso Portugal (SCASousa), estava bem posicionada para alcançar a final do quadro principal do I Campeonato Ibérico, que juntou 8 conjuntos de Portugal e Espanha em Ourense, Espanha, de 7 a 10 de Dezembro.
Numa organização da Federação Galega de Ténis no âmbito do projeto Ténis Atlântico, o Club Santo Domingo, foi o palco escolhido mas não reuniu as condições necessárias para contrariar o constante mau tempo e a elevada humidade que impediu a conclusão dos encontros aprazados.
Assim, no que foi possível disputar, a AT Porto entrou da melhor maneira com uma vitória sobre os favoritos da Galiza, discutindo com a Cantábria o acesso ao encontro decisivo. Quando já liderava por 1-0 e disputava o segundo singular, as condições dos courts deterioraram-se ficando em causa a segurança dos jogadores de ambas as seleções. A organização preferiu suspender o encontro e dar por terminada a prova.
No setor feminino, a dupla Lena Couto e Diana Fernandes trouxe para casa o prémio de campeãs do quadro de consolação, depois de vencer Aveiro-Coimbra e a Cantábria, na final do quadro B.
Para o coordenador técnico regional, Rui Silva “o balanço é muito positivo já que o nível era bastante elevado e competitivo. Foi pena não se ter concluído a prova masculina, porque tínhamos alguma possibilidades de vencer, mas os nosso jogadores exibiram-se de uma forma muito profissional”, adiantou Rui Silva, concluindo: “Na prova feminina só perdemos com a Galiza, que tinha uma jogadora experiente, que já venceu provas internacionais em Portugal, mas tínhamos duas jogadores de 15 anos que estiveram muito bem, porque o nível estava muito elevado”, finalizou.
A representar o Noroeste de Espanha estiveram as seleções das Federações Territoriais da Galiza, Astúrias, País Basco, Cantábria e Castilla y Leon, enquanto do lado do TÉNIS ATLÂNTICO português as seleções participantes foram as das Associações Regionais do Porto, Leiria e um misto de Aveiro-Coimbra.