Hugo Maia, Manuel Gonçalves e Maria Inês Fonte ajudam selecções Sub16
As selecções nacionais de sub16 que, no início de Agosto, participaram nas Fases de Qualificação para os Europeus do escalão, contaram com a ajuda de dois jogadores e uma jogadora de clubes AT Porto.
Em masculinos, Hugo Maia, do CT Braga, e Manuel Gonçalves, do CT Porto, foram peças fundamentais na seleção lusa, ajudando-a a alcançar um honroso 4º lugar na competição.
Portugal entrou na prova com o pé direito com um triunfo frente à formação bielorrussa. A vitória de Hugo Maia contra o oponente russo, A. Sasnouski, por 6-2 e 6-4 colocou os portugueses na frente da eliminatória. Depois de Manuel Gonçalves ceder perante o adversário no segundo encontro de singulares, foi a boa química da dupla Gonçalves/Maia que determinou a vitória portuguesa na primeira eliminatória.
Seguiu-se um adversário duro de roer: a Espanha. Apesar do empenho dos jovens lusos, os espanhóis acabariam por levar a melhor nos três embates disputados na eliminatória. Sucumbiram as esperanças de alcançar a Fase Final do Europeu, mas ainda faltava uma última batalha a Hugo Maia, Manuel Gonçaves e companhia, a equipa que partiu para a competição com o estatuto de grande favorita à qualificação: Hungria.
Aqui, no play-off que decidia o ocupante do último lugar do pódio na competição que decorreu em Vinaros, Espanha, foram mais fortes os argumentos dos húngaros, que levaram de vencida a equipa portuguesa nos três encontros disputados.
Selecção Feminina Sub16 sem sorte na Fase de Qualificação
Em Rivne, Ucrânia, a selecção feminina nacional presente no Grupo D da Fase de Qualificação do Campeonato Europeu por Equipas 2017 não teve vida fácil.
Com Maria Inês Fonte, da ET Maia, entre as jovens portuguesas convocadas, a estreia na prova, frente à Alemanha, terminou com uma derrota lusa por 3-0. No seu encontro de singulares, Fonte ainda conseguiu levar a partida a um 3º set, não conseguindo, porém, o desejado triunfo.
Já no Quadro de Consolação, a comitiva lusa voltou não ser feliz, desta feita num embate com a congénere austríaca que terminou com o mesmo resultado do encontro anterior: 3-0.
A AT Porto felicita os três tenistas de clubes nortenhos presentes nestas competições europeias, aproveitando para ressalvar que estas provas significam, acima de tudo, grandes experiências e boas oportunidades para evoluir.
Parabéns a todos!