Francisca Jorge triunfa em Beloura

21 Setembro, 2015

Numa edição da prova internacional Beloura Junior Open em que a AT Porto foi a Associação Regional mais representada, a tenista vimaranense foi quem mais se destacou

Francisca Jorge, campeã nacional de sub-16, continua a assumir-se como uma das maiores promessas do ténis feminino em Portugal. A tenista do Clube de Ténis de Guimarães teve mais uma semana em cheio, uma vez que, depois de já ter vencido a competição em pares do Beloura Junior Open 2015, conseguiu também conquistar o título de campeã individual do torneio.

Quanto ao encontro da final, Francisca defrontou e superou a russa Daria Frayman, que até é mais cotada do que jovem tenista portuguesa. Numa final bastante equilibrada, foi a frieza nos momentos cruciais que permitiu à tenista do CT Guimarães levar o troféu para casa, triunfando pelos parciais de 6-4 e 7-6 [5].

Esta é a primeira edição (de sempre!) de uma prova internacional sub-16 de categoria 1 Tennis Europe organizada em Portugal, o que confere ainda mais valor à conquista da tenista vimaranense. Recorde-se que, no ano passado, quando tinha ainda 14 anos, a jovem conseguiu chegar às meias-finais do Beloura Junior Open.

Além de Francisca Jorge, jogaram ainda as seguintes atletas de clubes pertencentes à ATPorto:

Rita M. Silva – ET Maia (1ª ronda)
Maria Inês Fonte – ET Maia (1ª ronda)
Carolina Cardoso – ET Maia (oitavos de final)
Luisa Pelayo – SC Porto (1ª ronda)
Marta Gomes – SC Porto (oitavos de final)
Joana Baptista – SC Porto (1ª ronda)
Isabel Queirós – SC Porto (1ª ronda)
Solomyia Rohovets – CT Porto (oitavos de final)

Em pares masculinos, a dupla de nortenhos composta por Afonso Vaz Viana e Tomás Almeida sagrou-se vice-campeã no torneio. Os tenistas do CT Porto e Sport Club Porto, respectivamente, até começaram a ganhar na final, no entanto, permitiram a reviravolta dos espanhóis Gonzalo Garcia-Nieto e Nil Giraldez, acabando por perder o encontro por 1-6, 6-4 e 10-4.

Em singulares masculinos, Afonso Vaz Viana (CT Porto) e Hugo Maia (CT Braga) conseguiram alcançar os quartos de final da prova. Estiveram ainda presentes no quadro principal da prova outros atletas de clubes pertencentes à AT Porto. Foram eles:

Manuel Gonçalves – CT Porto (1ª ronda)
Afonso Portugal – ETJFS (1ª  ronda)
Gonçalo Ferreira – CT Braga (oitavos de final)
David Canavezes – ET Maia (1ª ronda)
Tomás Almeida – SC Porto (1ª ronda)

Relacionados

smashtour guimaraes
Circuito Smashtour de 2025 no CT Guimarães
Guilherme_Valdoleiros_
GUILHERME VALDOLEIROS CONQUISTA MASTERS ABSOLUTO
Winter Cup Lousada
Grã-Bretanha bate Hungria e sagra-se campeã da Winter Cup de Lousada
irmas-jorge
IRMÃS JORGE FAZEM HISTÓRIA NO PORTO
Nastasja_Schunk
JOVEM CHECA TEREZA VALENTOVA CONQUISTA ITF W75 PORTO I