Francisca Jorge, Solomiya Rohovets e Afonso Viana vencem Maia Junior Cup
Decorreu, na passada semana, o Maia Junior Cup, torneio internacional do escalão de sub-16, no qual participaram trinta e quatro jogadores de clubes da Associação de Ténis do Porto. De entre eles, destaque para Afonso Vaz Viana, campeão em pares masculinos, Francisca Jorge, que conseguiu fazer a “dobradinha”: campeã em singulares e pares femininos, ao lado de Solomiya Rohovets.
Francisca Jorge, campeã nacional de sub16 em título, teve que vencer, na final de singulares femininos, a russa Daria Lukyanova em apenas dois sets, por 7-5 e 6-0. Já na vertente de pares femininos, a atleta do CT Guimarães fez dupla com Solomiya Rohovets (CT Porto) e derrotando, no derradeiro encontro, o par Fanni Gecsek e Eszter Speder pelos paciais finais de 6-4 e 6-3.
Quanto a Afonso Viana, também jogador do CT Porto, juntou-se a Tomás Soares (campeão de singulares masculinos) e saiu vencedor na competição de pares masculinos. A final desta vertente acabou por não se realizar, por falta de comparência do par de atletas franceses Droguet/Kouvtanov.
Tratando-se o Maia Junior Cup de uma prova internacional com um extenso rol de tenistas, os portugueses e, em particular, os jogadores representantes de clubes que pertencem à ATPorto, estiveram em grande forma. Hugo Maia do CT Braga, por exemplo, apesar dos seus 14 anos, conseguiu chegar aos quartos de final do torneio.
Desta Associação Regional, participaram no quadro masculino:
Manuel Monteiro
Hugo Maia
Tiago Almeida
Afonso Portugal
Eduardo Cabral
Afonso Viana
Francisco Rocha
Tomás Rebelo
Guilherme Silva
Bernardo Teixeira
Manuel Gonçalves
Paulo Fernandes
Gonçalo Ferreira
Duarte Teixeira
Tomás Almeida
Tomás Pinho
David Canavezes
Sebastião Vilas
Tomás Roll
Duarte Silva
João Martins
Arthur Dussaubat
E, na vertente de femininos, competiram:
Catarina Zheng
Luísa Pelayo
Marta Gomes
Rita M. Silva
Nuna Azevedo
Maria Inês Fonte
Carolina Cardoso
Matilde Mendes
Rita Silva
Joana Baptista
Francisca Jorge
Isabel Santos