Francisca Jorge e Nuno Borges triunfam no Campeonato Nacional Absoluto 2020
Foi no Porto, no Complexo Desportivo Monte Aventino, que o Campeonato Nacional Absoluto culminou um mês inteiro de ténis nacional ao mais alto nível com o Circuito Sénior FPT.
Trinta e nove tenistas nortenhos competiram, ao longo da semana, nos courts de piso rápido do Monte Aventino e mostraram toda a sua qualidade, conseguindo boas prestações e arrecadando vários troféus nas diferentes variantes.
No quadro feminino, com 17 nortenhas em prova, a vencedora acabou por ser, pela quarta vez consecutiva (!), Francisca Jorge, do CT Guimarães. Apesar da hegemonia nas mais recentes edições do Nacional, Jorge precisou manter a qualidade e concentração ao longo da semana a fim de levantar novamente o troféu.
Depois de deixar para trás duas nortenhas nas primeiras rondas (Mafalda Guedes e Bárbara Balancho), a vimaranense saiu por cima dos confrontos das “meias” com Ana Filipa Santos pelos parciais de 6-4 e 6-1. Na final, encontrou-se pelo quarto Domingo consecutivo com Inês Murta, que havia eliminado Maria Inês Fonte (ET Maia) na outra semifinal. Apesar de uma entrada menos positiva em que cedeu o primeiro set, Francisca Jorge conseguiu uma boa reviravolta para renovar o título de campeã nacional. 3-6, 6-1 e 6-3 foram os parciais finais do encontro da final.
Na vertente de pares femininos, Inês Murta foi mesmo campeão ao lado de Ana Filipa Santos, derrotando, na grande final, a dupla composta por Maria Inês Fonte e Sara Lança.
Na ala masculina, houve de tudo na vertente de singulares: bons jogos, excelentes surpresas, algumas desilusões e um campeão nortenho em estreia absoluta: Nuno Borges, da ET Maia, superiorizou-se à concorrência e leva para casa o troféu que culmina um mês repleto de triunfos no Circuito Sénior FPT.
O confronto da final masculina, que opôs o maiato a Tiago Cação, foi controlado por Borges, que viria a vencer pelos parciais de 6-2 e 6-3. Além do troféu de singulares, Borges junta a este outro troféu, o de pares masculinos. Formando equipa com Francisco Cabral (CT Porto), a dupla nortenha esteve irrepreensível e deixou para trás toda a concorrência. No derradeiro encontro, Francisco faria e Francisco Oliveira não tiveram argumentos para derrotar Cabral/Borges, que aplicou um 6-3 e 6-2.
Por fim, em pares mistos, mais uma dupla de nortenhos na final: Mafalda Guedes e Fácio Coelho, ambos da ET Maia, cederam perante Ana F. Santos e Tiago Torres no supertiebreak. Os parciais finais foram 7-6(2), 1-6 [10-7].
Eis os atletas nortenhos presentes no Campeonato Nacional Absoluto de 2020, no Monte Aventino:
Masculinos (22)
Nuno Borges – ET Maia: Campeão Nacional
Manuel Gonçalves – CT Porto (2ª ronda QP)
Paulo Fernandes – LTC Foz (QP)
Francisco Cabral – CT Porto (2ª ronda QP)
Luís Faria – CT Guimarães (quartos-de-final)
João Monteiro – CT Porto (meias-finais)
Fábio Coelho – ET Maia (2ª ronda QP)
Afonso Portugal – SCAS (QP via Q)
Manuel Almeida – LTC Foz (Q)
Pedro Alves – TL Boavista (Q)
Bernardo Roque – LTC Foz (Q)
Guilherme Silva – CT Porto (Q)
Francisco Oliveira – LTC Foz (Q)
Afonso Vieira – SCAS (Q)
Henrique Rocha – ET Maia (QP via Q)
Bernardo Branco Teixeira – CT Porto (Q)
Arthur Dussaubat – CT Porto (Q)
Tomás Almeida – LTC Foz (Q)
Hugo Maia – CT Braga (QP via Q)
Bruno Ouvidor – ANA Gondomar (Q)
Valentin de Carvalho – CT Viana (Q)
Tomás Pinho – TL Boavista (Q)
Femininos (17)
Francisca Jorge – CT Guimarães: Campeã Nacional
Bárbara Balancho – LTC Foz (quartos-de-final)
Matilde Jorge – CT Guimarães (QP)
Maria Inês Fonte – ET Maia (meia-final)
Madalena Amil – TL Boavista (quartos-de-final)
Maria Santos – ET Maia (Q)
Marcelas Brás – CT Gaia (Q)
Flávia Macedo – CT Braga (Q)
Maria Silva – TL Boavista (Q)
Maria João Fonseca – ET Maia (Q)
Mafalda Guedes – ET Maia (QP via Q)
Ana Sofia Brandão – SCAS (Q)
Luísa Pelayo – TL Boavista (QP via Q)
Catarina Zheng – TL Boavista (Q)
Maria João Koehler – JIC (Q)
Rita Silva – ET Maia (Q)
Joana Baptista – TL Boavista (QP via Q)