Francisca Jorge e João Sousa são Os Minhotos do ano!
Esta edição do evento ficou marcada pelo regresso (depois de 20 anos) da atribuição de uma categoria específica para o Ténis, numa altura em que as instituições, as instalações, eventos e os próprios tenistas minhotos têm protagonizado um desenvolvimento incrível e um papel fulcral no panorama nacional.
Assim, na Categoria Ténis estavam nomeados três nomes bem conhecidos dos amantes da modalidade desta região, apesar da juventude do conjunto:
– Francisca Jorge, do Clube Ténis Guimarães, tem 18 anos e atualmente treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Francisca foi chamada para representar Portugal na Fed Cup, pela primeira vez, em 2017, ela que é ou já foi nº1 nacional em quase todos os escalões juvenis (excluindo Sub12) e é bi-campeã nacional de seniores em título. Em termos internacionais, é 552ª no ranking WTA e venceu, em 2018, os dois torneios internacionais ($15.000) do Lousada Indoor Open.
– Hugo Maia, do Clube Ténis Braga, nasceu em 2001, e neste momento já foi campeão nacional em todos os escalões de juvenis, nas variantes de singulares e pares, tendo sido nº1 nacional nos escalões de Sub12, Sub14 e Sub16. Em 2018, Hugo ficou em segundo no Masters Nacional da FPT, sagrou-se Campeão Regional Interclubes Seniores e Campeão Nacional Interclubes Sub18. É ainda vice-campeão regional de Sub18.
– Gonçalo Ferreira é natural de Barcelos e, aos 18 anos, já conta com um Campeonato Regional Absoluto no currículo, além de outros 5 títulos regionais. O tenista do Clube Ténis Braga também treina no CAR da FPT e, em 2018, conquistou torneios Sub18, como Vale do Sousa Cup, Minho Cup, Barcelos Open, Torneio ANAG e Vale Sousa Junior Cup. Iniciou o percurso em provas internacionais (e o 1º ponto ATP) em 2017.
No final, de entre este forte lote de tenistas nortenhos, acabaria por vencer Francisca Jorge o prémio “O Minhoto” desta modalidade.
O júri composto por 73 jornalistas desportivos de órgãos locais, regionais e nacionais, além de 32 entidades ligadas ao desporto, elegeu ainda João Sousa, tenista de Guimarães e bem conhecido do público pelos seus feitos ímpares ao longo da última década, como merecedor do Grande Prémio do Júri Individual.
Consulte AQUI a lista completa de vencedores dos Troféus Desportivos "O Minhoto" de 2018.
Prof. Carla Cardoso, mãe de Francisca Jorge Dr. Armando Marinho, pai de João Sousa