O Fomento ATPorto desenvolveu a primeira tertúlia desportiva "Ténis - Do elitismo à realidade", promovida por Lousada TA.

Fomento ATPorto: Primeira tertúlia desportiva foi promovida por Lousada TA

4 Fevereiro, 2021

O Fomento da ATPorto lançou, no início do ano, um conjunto de ações que possibilitam aos Clubes promover a modalidade, desmistificando algumas opiniões generalistas e potenciando novos olhares que permitam percecionar o Ténis como um desporto para todos.

 

Destas ações, Rui Miguel Silva, sub-coordenador de Fomento de Lousada TA, desenvolveu a primeira tertúlia desportiva com o tema “Ténis – Do elitismo à realidade”, em que foi previamente disponibilizado um vídeo acerca do tema, para que as pessoas inscritas se pudessem preparar para apresentar as suas opiniões.

 

O moderador convidado para a tertúlia foi o coordenador do Fomento ATPorto, contando com a inscrição de treinadores, professores, atletas e encarregados de educação que, durante 100 minutos, deram o seu parecer.

 

Em suma considerou-se o Ténis uma modalidade muito mais aberta ao longo das últimas décadas, tendo como exemplo a entrada cada vez mais comum no meio escolar, quer pelos discentes, quer pelos docentes. Na generalidade crê-se que o Ténis é financeiramente acessível para a iniciação.

 

Relativamente à noção de elitismo, apresenta-se por um lado pelo relevo que a modalidade dá ao ambiente em redor dos jogos (silêncio) e aos valores de comportamento que à sua prática estão associados. Por outro lado considera-se que a imagem que passa em eventos, como Wimbledon, em que a indumentária é ainda fruto de escrutínio leva a que se tenha uma opinião conservadora.

 

Elitista? … Realidade? …

 

Pode assistir à Tertúlia desportiva aqui.

Relacionados

Fomento ATPorto: Vizela Ténis Atlântico dinamiza tertúlia desportiva
COMUNICADO: Suspensão de Provas até 16 de março
regresso-competicao-atporto
Dia Mundial do Ténis: os grandes benefícios da modalidade
Fomento ATPorto: CT Ermesinde dinamiza tertúlia desportiva sobre encordoações
Fomento ATPorto: Primeira tertúlia desportiva foi promovida por Lousada TA