Encontradas as equipas veteranas campeãs regionais +45 e +50 anos
Numa fase final que decorreu nos courts cobertos do Complexo do Monte Aventino no passado fim-de-semana, ficamos a conhecer os novos campeões regionais de equipas veteranas com o Clube de Ténis de Viana a triunfar no escalão de +45 anos, ao passo que o Clube de Ténis do Porto levou para casa o ceptro de campeão nos +50 anos, numa final precisamente disputada contra o CT Viana.
O denominador comum desta cimeira de clubes da AT Porto foi o equilíbrio, com ambas as finais a serem disputadas nos encontros de pares.
Nos +45 anos, a equipa capitaneada por André Pereira (CT Viana) levou a melhor sobre os comandados por Luis Seabra (ANA Gondomar), com o espanhol Miguel Casal (ANA Gondomar) a dar o primeiro ponto aos gondomarenses, depois de derrotar João Silva (CT Viana), por 6-0 e 6-3. Depois, foi a vez dos vianenses recuperarem a desvantagem, primeiro, com o triunfo de André Moura Sá (CT Viana) ante Bruno Fonseca (ANA Gondomar), por 6-4 e 6-2, e, na reviravolta, com Filipe Lobo D’Ávila a bater Jerónimo Ferreira (ANA Gondomar), por 7-5 e 6-4. Com a vantagem mínima neste derradeiro duelo entre equipas, o CT Viana apostou no par João Silva e José Basto (CT Viana), que se superiorizaram a Bruno Fonseca e Pedro Marinho (ANA Gondomar), por 6-2 e 7-6 (1). Com o resultado definido, e apenas para cumprir calendário, Miguel Casal e Jerónimo Ferreira (ANA Gondomar) venceram André Moura Sá e Filipe Lobo D’Ávila (CT Viana), por 6-3 e 6-0.
No terceiro lugar ficou a equipa do CSN Álvares que bateu a do LTC Foz, por 4-0.
Na prova que decidia o título dos +50 anos, o Clube de Ténis do Porto entrou melhor, com o espanhol Fernando Granero (CT Porto), vice-campeão mundial +55 (em 2022) a derrotar Hugo Araújo (CT Viana), por 6-1 e 6-3, depois, O CT Viana empatou também por intermédio de um tenista do país vizinho, Carlos Caveres (CT Viana), que surpreendeu Nuno Delfino (CT Porto), por 6-1, 2-6 e 10-7, anulando uma vantagem do algarvio que liderava o super tie break por 7-3, mas, depois, foi a vez de Lourenço Lima (CT Porto), o atual campeão nacional +50 anos e que fez a sua estreia por CT Porto, a dar o segundo triunfo aos portuenses, graças a uma suada vitória sobre Frederico Fauvelet (CT Viana), por 7-5, 1-6 e 10-3. Mais uma vez foi necessário recorrer aos encontros de pares, com a dupla Nuno Delfino e Fernando Granero a conquistar o ponto necessário para o título, batendo o par vianense composto por Carlos Caveres e Guilherme Caldeira, por 6-2 e 6-1.
Na luta pelo útimo lugar do pódio, o LTC Foz (B) foi mais forte que o Estrela e Vigorosa Sport, triunfando por um tangencial 3-2.
No final, o Vice-Presidente da Associação de Ténis do Porto, Manuel Figueiredo, entregou os troféus aos campeões e vice-campeões regionais.