Domínio nortenho no Masters Circuito Juvenil FPT

3 Janeiro, 2018

Decorreu, nos dias 28, 29 e 30 de Dezembro, a primeira edição do Masters Circuito Juvenil da Federação Portuguesa de Ténis, no CT Estoril.

Esta prova foi a prova escolhida pela FPT para encerrar o ano e o calendário competitivo de 2017, tendo contado com os oito tenistas portugueses mais cotados nos escalões de sub12, sub14 e sub16, em masculinos e femininos.

Da “comitiva AT Porto” fizeram parte 17 atletas treinados em oito diferentes clubes da região Norte. Entre eles, no cômputo geral desta competição juvenil, 4 sagraram-se vencedores dos quadros dos respectivos escalões, 4 foram finalistas vencidos e 2 seguraram o último lugar do pódio.

Assim foram as prestações dos tenistas nortenhos neste 1º Masters Circuito Juvenil FPT:
 
Sub12 (masculinos)
Neste escalão, os dois representantes de clubes AT Porto dominaram por completo os respectivos grupos (round robin). Rodrigo Fernandes (CT Braga) venceu o Grupo A e José Freitas (Open VS) triunfou no Grupo B, agendando assim um confronto 100% nortenho na final. No derradeiro embate do quadro, o jogador do Open VS levou a melhor com um duplo 6-1.
 
Sub12 (femininos)
Aqui, a AT Porto esteve representada por três jogadoras, no entanto, todas elas ficaram incluídas no mesmo Grupo (B). Desta forma, coube a Isabel Gonçalves (GC Santo Tirso) vencer o grupo, relegando Lena Couto (Boavista FC) e Laura Durão (CT Braga) para o 2º e 3º lugares do grupo, respectivamente. Entretanto, já na final, Gonçalves cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-2 frente a Joana Luz, enquanto Lena Couto teve mais sorte no confronto de atribuição do 3º e 4º lugar, vencendo Milana Ivantsiv por 6-3 e 6-4.
 
Sub14 (masculinos)
Quatro dos oito jogadores mais cotados deste escalão são de clubes pertencentes à AT Porto. Enquanto Filipe Krohn (SC Porto) e Henrique Rocha (ET Maia), inseridos num grupo muito competitivo, se ficaram pela fase de grupos, Guilherme Serapicos (1º lugar), do CT Braga, e Diogo Cruz (2º), da ET Maia, controlaram o Grupo B. Na final da prova, Serapicos cedeu por 6-0 e 6-2 contra Miguel Gomes. No jogo que decidia o 3º e 4º classificados, Diogo Cruz levou a melhor por desistência de Pedro Libório.
 
Sub14 (femininos)
Matilde Jorge, do CT Guimarães, não deu qualquer hipótese no Grupo B e, já na final, aplicou um duplo 6-3 a Rita Trocado, sagrando-se vencedora da competição. Mafalda Guedes, da ET Maia, esteve muito perto de garantir o acesso ao encontro de 3º e 4º lugar, mas acabou por terminar em 3º no Grupo A.
 
Sub16 (masculinos)
Hugo Maia, do CT Braga, chegou, viu e venceu no escalão de sub16 masculinos. Depois de passar em 1º no Grupo A, Maia levou a melhor sobre Pedro Araújo, na final, por 6-3, 3-6 e 6-3. Manuel Gonçalves (CT Porto) ficaria em 3º lugar no Grupo A e Guilherme Silva (ET Maia) foi 4º classificado no Grupo B.
 
Sub16 (femininos)
Por fim, em sub16 femininos, também se registou uma excelente prestação por parte de todas as jogadoras provenientes de clubes AT Porto. A final da prova foi disputada por Maria Inês Fonte e Carolina Cardoso, ambas da ET Maia, vencedoras do Grupo A e do Grupo B, respectivamente. Na final, Fonte acabaria por ser mais forte e vencer pelos parciais de 6-2 e 6-1. Em 4º lugar na classificação geral ficou Joana Baptista, do Boavista FC.
 
Parabéns a todos pelas exibições e excelentes resultados obtidos na competição!

 

Relacionados

cadeira rodas-porto
AT PORTO COM TRÊS EQUIPAS NO “NACIONAL” DE CADEIRA DE RODAS
matildejorge-lio
MATILDE JORGE VICE-CAMPEÃ EM SEMANA QUASE PERFEITA
banner_Veteranos equipas
Campeonato Regional Equipas Veteranos 2025 arranca esta fim-de-semana
Matilde Novais banner
Mais Ténis conquista InterClubes femininos Sub 16
circuitochallenger-banner
CIRCUITO CHALLENGER ATP TOUR REGRESSA AO NORTE DE PORTUGAL