regresso-competicao-atporto

Dia Mundial do Ténis: os grandes benefícios da modalidade

1 Março, 2021

Hoje, dia 1 de março de 2021, celebra-se o Dia Mundial do Ténis. Esta data comemorativa surgiu em 2013 e foi criada pela Federação Internacional de Ténis, de modo a promover a modalidade que garante inúmeros benefícios a quem a pratica.

O ténis é um desporto que oferece aos jogadores, de qualquer faixa etária, muitas vantagens e benefícios no que diz respeito à saúde e bem-estar.

Apresentamos, por isso, algumas das razões pelas quais se deve manter a prática do ténis como parte regular da rotina:

É bom para o coração – Com uma série contínua de corridas e movimentos rápidos, o ténis aumenta a frequência cardíaca e o exercício cardiovascular durante a prática da modalidade. Em repouso, o facto de jogar ténis diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

É um treino para o corpo inteiro – Ao contrário de alguns desportos, o ténis é um treino para todo o corpo. Usamos a parte inferior do corpo para correr, parar, saltar e agachar e exercitamos a parte superior das costas ao acertar cada pancada.

Melhora o equilíbrio e a coordenação – É preciso coordenação, equilíbrio e flexibilidade para movimentar todo o corpo de uma vez enquanto nos movimentamos rapidamente em diferentes direções. Estas habilidades vão melhorando a cada treino e diminuem o risco de lesões em todas as atividades.

É um excelente exercício para o cérebro – O ténis é uma modalidade que envolve planeamento, pensamento tático, agilidade e coordenação, características que requerem fortes ligações mentais. Trabalhar consistentemente nessas ligações ajuda a desenvolver e melhorar a função cerebral, melhorando a eficiência da memória e a capacidade de aprendizagem.

É um desporto social – A prática do ténis oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amizades e expandir o círculo social.

Reduz o stress – O ténis é uma forma divertida de diminuir os níveis de stress e de libertar a mente da ansiedade.

É um desporto para todos – É uma modalidade abrangente e com grande nível de adaptação. Desde crianças e idosos a pessoas com limitações físicas, o ténis pode ser jogado e apreciado por todos.

O ténis é, sem dúvida, uma modalidade com inúmeras mais-valias, garantindo muitos benefícios ao nosso corpo, a nível físico e mental.

 

Relacionados

Campeonato Regional Interclubes Juvenis Femininos: inscrições até 23 de abril
atporto-interclubes-veteranos
Campeonato Regional de Interclubes Veteranos 2021: inscrições até 16 de abril
interclubes-atporto
Campeonato Regional Interclubes Seniores Femininos – Inscrições até 16 de abril
Fomento ATPorto: Vizela dinamiza Ténis para 566 alunos do AE de Infias
Challenger Oeiras I: a prestação dos tenistas portugueses