Curso de Árbitros de Ténis do Norte decorreu em Vila Real e Lousada
Ao longo deste fim de semana, dias 19 e 20 de março, o Complexo Desportivo de Lousada, com a colaboração de Lousada Ténis Atlântico, acolheu o Curso de Árbitros de Ténis, que realizou as suas últimas sessões teóricas e práticas para todos os árbitros (juiz-árbitros e árbitros de cadeira). O Curso teve início em Vila Real, nos passados dias 12 e 13 de março.
Os árbitros têm um papel fundamental no desenvolvimento do quadro competitivo da região Norte, onde se pretende preparar e apoiar os Clubes para realizarem mais e melhores provas e, sobretudo, ter mais jogadoras e jogadores a participarem nas provas, em todos os escalões.
Este curso de arbitragem está inserido no projeto “Ténis p’ra cá e p’ra lá do Marão”, fruto da cooperação entre Associações de Ténis do Porto e de Vila Real que uniram esforços para desenvolver o Ténis no Norte de Portugal e fizeram das instalações de ténis de Lousada o epicentro deste projeto.
Nesta época 2021/2022, desta cooperação entre as Associações, nasceram uma série de iniciativas que permitem ajudar a construir uma dinâmica de ténis, que chegue a mais pessoas e que permita auxiliar os tenistas da região interior, que têm grande potencial.
Os vetores de ação passam pelos 4 pilares que suportam a modalidade: Fomento, Provas, Formação e Clubes. Esta dinâmica necessita que haja agentes desportivos (jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, encordoadores, etc.) empenhados e dedicados, mas também formados e capacitados, de forma a refletirem e potenciarem o crescimento do ténis.
Para que isto se torne possível, começamos por garantir a existência do Curso de Treinadores de Ténis FPT (nível I) na Licenciatura de Desporto da UTAD 2021/2022, passando a ser a primeira instituição de ensino superior a ter integrada a opção de curso de treinadores de ténis para os seus alunos.
Promovemos o Curso de Árbitros de Ténis, onde pretendemos encontrar árbitros dispostos e motivados para colaborar nas provas de ténis promovidas pelo projecto “Ténis p’ra cá e p’ra lá do Marão” para o desenvolvimento do Ténis no Norte de Portugal.
O curso da Federação Portuguesa de Ténis foi ministrado pelo árbitro internacional Paulo Cardoso — juiz-árbitro do Lousada Indoor Open e Presidente do Conselho de Arbitragem da FPT — e contou com 16 formandos desta região Norte.