Conheça os grandes vencedores dos Campeonatos Regionais Veteranos 2022

18 Abril, 2022

Ao longo do mês de março, vários clubes da região disputaram os diversos escalões dos Campeonatos Regionais de Veteranos – Taça António Soares Pereira.

As jogadoras e os jogadores veteranos têm um papel especial na dinâmica e desenvolvimento da modalidade. Para além de jogadores, desempenham outros papeis cruciais e de responsabilidade na modalidade, nomeadamente, dirigentes, treinadores e pais de jovens jogadores. Com o seu empenho e dedicação ao ténis, nesta prova deram um grande exemplo de generosidade e colaboração.

A edição deste ano, dos Campeonatos Regionais, contou, mais uma vez, com a colaboração  do Clube de Ténis do Porto e da Federação Portuguesa de Ténis, para a utilização dos courts do C. D. Monte Aventino.

O escalão +35, masculino, decorreu no Complexo Desportivo do Monte Aventino e, o quadro principal, contou com um total de 16 tenistas. Miguel Brito Gomez (ANA Gondomar) sagrou-se campeão após derrubar Duarte Mendonça, do Sport Club Porto. O campeão voltou a sorrir na variante de pares, após vencer a final ao lado de Pedro Marinho (ANA Gondomar).

No lado feminino, Isabel Chorão (CT Gaia) levou a melhor sobre Ana Catarina Pereira (CT Porto). Pela meia final, ficaram Inês Gonçalves e Muriel Iten. A dupla Maria Alice Marques e João Silva levantaram o troféu nos escalões mistos.

O escalão +50, disputado no mesmo local, foi conquistado pelo tenista Ricardo Martins (LTC Foz), que brilhou no confronto final ao derrotar o primeiro cabeça-de-série, Pedro Boanerges (CT Porto). Em pares, Pedro Guimarães e Alexandre Saraiva, ambos do CT Porto, levantaram o troféu, com uma vitória segura diante da dupla Pedro Boanerges/Ricardo Martins.

Ainda disputados no C.D. Monte Aventino, o escalão +45 viu Francisco Fauvelet, do CT Porto, confirmar o favoritismo, com um triunfo perante Guilherme Caldeira (CT Viana). O vice-campeão de singulares alcançou o título na variante de pares, juntamente com André Pereira. Já a variante de pares mistos, foi conquistada por Maria Alice Marques (CT Porto) e André Pereira.

Jerónimo Ferreira (ANA Gondomar) venceu o escalão +40, na variante de singulares, após um encontro equilibrado com João Silva (CT Viana). Silva, a jogar ao lado de Duarte Mendonça, alcançou o título na vertente de pares. Em mistos, Anselmo Martins (ET Maia) e Clara Estima (CS Nun’Álvares) foram os grandes vencedores.

Na mesma altura, Vítor Pereira (CT Porto) conquistava o título do escalão masculino +55, com um triunfo diante de Fernandino Pereira (ET Maia). Em pares, Eduardo Barbosa e José Guilherme formaram o “par perfeito” e levantaram o troféu.

No Clube de Ténis do Porto, decorreram os escalões +60, +65 e +70. Os dois primeiros escalões foram vencidos por Vítor Pereira, que conseguiu o triunfo frente a dois dos tenistas da casa: Eduardo Ferreira, no primeiro, e Carlos Reis, no segundo. A dupla Eduardo Ferreira/Fernando Viana venceu na variante de pares +60 e Armando Sousa/Gaspar Coutinho no escalão +65.

Em +70, o cabeça-de-série Eduardo Almeida (CT Porto) conquistou o título, com uma vitória diante de António Afonso.

No último dia dos Campeonatos Regionais de Veteranos – Taça António Soares Pereira, realizou-se ainda a entrega destes prémios dos Veteranos da ATPorto: troféus dos Campeonatos Regionais e dos diplomas ATPorto para os nossos titulados nos Campeonatos Nacionais.

O troféu dos Veteranos da ATPorto é dedicado a António Soares Pereira, que foi dirigente da ATPorto e também um Campeão exemplar dos Veteranos. Este troféu espelha a responsabilidade dos Veteranos desta região Norte no destino da modalidade, utilizando o mais antigo escudo nacional, criado com a fundação de Portugal e utilizado até ao reinado de D. Afonso III.

A cerimónia contou com a presença de Dr. Vítor Dias (Diretor Regional do Norte – Instituto Português do Desporto e Juventude) e de Ricardo Moreira (Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M.).

A consagração dos Campeões e Campeãs foi brindada com SOALHEIRO, caves de vinhos Alvarinho de Monção e Melgaço.

 

Relacionados

pink-tour
Dez etapas do Pink Tour em 2024
Entrega de Prémios
Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto
final interclubes +35
CT Viana conquista título de equipas veteranos +35 anos
CAMPEONATO REGIONAL VETERANOS - Antonio soares pereira 2024_banner
Campeonatos Regionais Veteranos AT Porto – Taça António Soares Pereira 2024
vale-sousa-cup
Lena Couto e José Freitas conquistam Vale do Sousa Cup