Conheça os grandes vencedores dos Campeonatos Regionais Veteranos 2022
Ao longo do mês de março, vários clubes da região disputaram os diversos escalões dos Campeonatos Regionais de Veteranos – Taça António Soares Pereira.
As jogadoras e os jogadores veteranos têm um papel especial na dinâmica e desenvolvimento da modalidade. Para além de jogadores, desempenham outros papeis cruciais e de responsabilidade na modalidade, nomeadamente, dirigentes, treinadores e pais de jovens jogadores. Com o seu empenho e dedicação ao ténis, nesta prova deram um grande exemplo de generosidade e colaboração.
A edição deste ano, dos Campeonatos Regionais, contou, mais uma vez, com a colaboração do Clube de Ténis do Porto e da Federação Portuguesa de Ténis, para a utilização dos courts do C. D. Monte Aventino.
O escalão +35, masculino, decorreu no Complexo Desportivo do Monte Aventino e, o quadro principal, contou com um total de 16 tenistas. Miguel Brito Gomez (ANA Gondomar) sagrou-se campeão após derrubar Duarte Mendonça, do Sport Club Porto. O campeão voltou a sorrir na variante de pares, após vencer a final ao lado de Pedro Marinho (ANA Gondomar).
No lado feminino, Isabel Chorão (CT Gaia) levou a melhor sobre Ana Catarina Pereira (CT Porto). Pela meia final, ficaram Inês Gonçalves e Muriel Iten. A dupla Maria Alice Marques e João Silva levantaram o troféu nos escalões mistos.
O escalão +50, disputado no mesmo local, foi conquistado pelo tenista Ricardo Martins (LTC Foz), que brilhou no confronto final ao derrotar o primeiro cabeça-de-série, Pedro Boanerges (CT Porto). Em pares, Pedro Guimarães e Alexandre Saraiva, ambos do CT Porto, levantaram o troféu, com uma vitória segura diante da dupla Pedro Boanerges/Ricardo Martins.
Ainda disputados no C.D. Monte Aventino, o escalão +45 viu Francisco Fauvelet, do CT Porto, confirmar o favoritismo, com um triunfo perante Guilherme Caldeira (CT Viana). O vice-campeão de singulares alcançou o título na variante de pares, juntamente com André Pereira. Já a variante de pares mistos, foi conquistada por Maria Alice Marques (CT Porto) e André Pereira.
Jerónimo Ferreira (ANA Gondomar) venceu o escalão +40, na variante de singulares, após um encontro equilibrado com João Silva (CT Viana). Silva, a jogar ao lado de Duarte Mendonça, alcançou o título na vertente de pares. Em mistos, Anselmo Martins (ET Maia) e Clara Estima (CS Nun’Álvares) foram os grandes vencedores.
Na mesma altura, Vítor Pereira (CT Porto) conquistava o título do escalão masculino +55, com um triunfo diante de Fernandino Pereira (ET Maia). Em pares, Eduardo Barbosa e José Guilherme formaram o “par perfeito” e levantaram o troféu.
No Clube de Ténis do Porto, decorreram os escalões +60, +65 e +70. Os dois primeiros escalões foram vencidos por Vítor Pereira, que conseguiu o triunfo frente a dois dos tenistas da casa: Eduardo Ferreira, no primeiro, e Carlos Reis, no segundo. A dupla Eduardo Ferreira/Fernando Viana venceu na variante de pares +60 e Armando Sousa/Gaspar Coutinho no escalão +65.
Em +70, o cabeça-de-série Eduardo Almeida (CT Porto) conquistou o título, com uma vitória diante de António Afonso.
No último dia dos Campeonatos Regionais de Veteranos – Taça António Soares Pereira, realizou-se ainda a entrega destes prémios dos Veteranos da ATPorto: troféus dos Campeonatos Regionais e dos diplomas ATPorto para os nossos titulados nos Campeonatos Nacionais.
O troféu dos Veteranos da ATPorto é dedicado a António Soares Pereira, que foi dirigente da ATPorto e também um Campeão exemplar dos Veteranos. Este troféu espelha a responsabilidade dos Veteranos desta região Norte no destino da modalidade, utilizando o mais antigo escudo nacional, criado com a fundação de Portugal e utilizado até ao reinado de D. Afonso III.
A cerimónia contou com a presença de Dr. Vítor Dias (Diretor Regional do Norte – Instituto Português do Desporto e Juventude) e de Ricardo Moreira (Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M.).
A consagração dos Campeões e Campeãs foi brindada com SOALHEIRO, caves de vinhos Alvarinho de Monção e Melgaço.