Clubes do Norte contribuem para minimizar a pegada das bolas de ténis no ambiente

22 Abril, 2021

Através da colaboração dos Clubes e jogadores, e em prol da minimização da pegada das bolas de ténis no meio ambiente, as bolas usadas e velhas vão passar a ter uma nova vida.

A ISI, empresa nacional produtora de solas para calçado, dá uma nova oportunidade às bolas de ténis, reciclando-as e criando solas ecológicas. Neste processo, as bolas de ténis são trituradas num moinho e misturadas com termoplástico, criando assim matéria-prima para as solas.

“São solas verdadeiramente amigas do ambiente, uma vez que ainda não há solução para a reciclagem de bolas de ténis, ao contrário da reciclagem e incorporação nas solas de outras matérias que são biodegradáveis. As bolas de ténis em fim de vida acabam por ser encaminhadas para os aterros, onde se decompõem lentamente”, disse Vítor Mendes, gerente da ISI Soles. O empresário acrescenta que as solas “estão a ter uma excelente aceitação no mercado” e, neste momento, a ISI Soles já as exporta “um pouco por toda a Europa, Estados Unidos ou Austrália”.

Em todo o mundo, as bolas de ténis são responsáveis por mais de 3.2 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2) por ano, mas, com a ajuda da ISI e colaboração de todos, é possível reduzir significativamente o impacto ambiental do ténis.

O ténis está empenhado em implementar e desenvolver medidas de economia circular e, até ao momento, a ISI já tem contado com o apoio de vários Clubes, conseguindo recolher cerca de 6.200 bolas.

Para reforçar esta iniciativa, a ISI e ATPorto celebraram uma parceria para divulgar aos Clubes este projeto de reciclagem da borracha das bolas de ténis, e mantê-los informados sobre as formas de entrega ou recolha das bolas.

Desta forma, apelamos à responsabilidade ambiental e ao espírito de colaboração de todos, para que seja possível dar um passo importante, no sentido de tornar o ténis numa modalidade amiga do ambiente e contribuidora para uma sociedade mais sustentável e responsável.

Todas as bolas em fim de vida poderão ser entregues pelos jogadores aos Clubes que as farão chegar ao projeto de reciclagem.

Relacionados

vet-masters
VETERANOS TRAZEM 3 TÍTULOS DO MASTERS PARA NORTE
Francisco_Aguiar_
FRANCISCO AGUIAR VICE-CAMPEÃO DO TCR I  DO MONTE AVENTINO
regional-veteranos
Inscrições abertas para os Campeonatos Regionais Individuais de Veteranos
interclubes-veteranos
Campeonato Regional Interclubes Veteranos + 55, + 60 e +65 2025 já disponível
smashtour guimaraes
Circuito Smashtour de 2025 no CT Guimarães