
Campeonato Regional Absoluto: Quem foi Luís Avides Moreira?
O Dr. Luís Avides Moreira foi uma ilustre figura do ténis nortenho. Nascido a 13 de Abril de 1943, no Porto, onde residiu e estudou até ter ingressado, em 1968, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Após a licenciatura, exerceu advocacia até bem pouco tempo antes de falecer, a 17 de Abril de 2001.
Personalidade que sempre se envolveu com grande entusiasmo em actividades desportivas e sociais, das quais se destaca a contribuição que deu ao distinto Club Portuense, onde desempenhou funções directivas, nomeadamente a de Presidente da Direcção, de 1999 a 2001. Como desportista foi praticante e adepto fiel de ténis e de golf. Foi, no entanto, como Dirigente que alcançou a maior notoriedade. No Oporto Golf Club teve também vários cargos directivos entre 1978/79 e 1983/98.
Como dirigente do ténis começou como Tesoureiro do Lawn Ténis Clube da Foz, em 1979, mas depressa veio ocupar igual função na Direcção da Associação de Ténis do Porto no biénio de 1981/82. Foi aqui que alcançou um significativo e dignificante estatuto ao presidir à Direcção, o segundo da história da AT Porto, nos biénios de 82/83 e 84/85. Sem a sua gestão eficaz, sabedoria muito cuidada e empenhada, não teriam sido consolidados os alicerces da Instituição, a nível funcional, económico-financeiro e desportivo. Tendo deixado este organismo com bases sólidas que, felizmente, ainda perduram.
Em 1993, foi agraciado com o título de Sócio de Mérito da Associação, distinção bem justificada, em tempos em que o empenho apaixonado em causas nobres, como o é o desporto, e completamente desprovido de interesses materiais, já dificilmente perdura.
Com a criação deste troféu, o Campeonato Regional Absoluto – Taça Dr. Luís Avides Moreira, perpetuou-se o seu nome para além da sua geração, recordando que certos valores e ideais no desporto e no dirigismo desportivo devem ser devidamente salvaguardados junto das gerações vindouras.
De 22 a 30 de Abril, na Escola de Ténis da Maia, os melhores jogadores de ténis da região irão, mais uma vez, competir pelo emblemático troféu. Uma honra que ultrapassa o mérito desportivo, um troféu que representa todas as ilustres pessoas que contribuíram para aquilo que hoje é o ténis nortenho. E o Dr. Luís Avides Moreira foi, sem qualquer dúvida, uma dessas pessoas.