Campeonato Nacional de Ténis de Praia termina em Matosinhos com recorde de inscritos
Foram 112 os tenistas inscritos naquele que foi o Campeonato Nacional de Ténis de Praia mais concorrido de sempre. Durante 4 dias, o areal da Praia de Matosinhos recebeu os melhores praticantes do país, com destaque para o numeroso contingente açoreano, que se fez representar em bom número, e o Clube de Areia de Matosinhos, a jogar em casa, que tudo fez para que todos os participantes e acompanhantes se sentissem em casa.
Portanto, foi perante um espírito muito salutar e de grande cumplicidade que se realizou este “nacional” de ténis de praia, com os 112 tenistas em representação de 20 clubes. A prova decorreu no Estádio de Praia de Matosinhos com o especial apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
O destaque vai, sem qualquer dúvida para o 10 título consecutivo para a dupla Henrique Freitas (JIC)/Pedro Maio (Clube TAP Portugal BT), que atinge este marco histórico depois de mais uma batalha com os irmãos Martim Sousa (Clube TAP Portugal BT)/Miguel Sousa (Clube TAP Portugal BT). Na final, Freitas e Maio venceram por um duplo 6-4 sagrando-se decacampeões nacionais.
Na prova feminina, e na primeira vez que formaram dupla, Débora Madile (CT Monsanto) e Marta Magalhães (C.ube TAP Portugal BT) bateram na final Manuela Cunha (JIC)/Victoria Ribeiro (CT Monsanto), por 6-4 e 6-2, e, nos pares mistos, Marta Magalhães (Clube TAP Portugal BT)/Martim Sousa (Clube TAP Portugal BT) foram mais fortes que Miguel Sousa (Clube TAP Portugal BT)/ Victoria Ribeiro (CT Monsanto), num duelo muito disputado e que terminou com vantagem dos primeiros por 4-6, 6-1 e 10-6.
Na habitual cerimónia de entrega de prémios, estiveram presentes Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Nuno Matos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, Manuel Figueiredo, Vice-Presidente da Associação de Ténis do Porto e António Carlos Coelho, Presidente do Clube de Areia de Matosinhos (CAM).
O Campeonato Nacional de Ténis de Praia foi organizado pela Federação Portuguesa de Ténis que teve como parceiros na realização da prova a Associação de Ténis do Porto e o Clube de Areia de Matosinhos.
No próximo ano, a autarquia matosinhense, que tem o ténis de praia como uma das modalidades âncora da Matosinhos – Cidade Europeia do Desporto 2025, manifestou, através do seu Vice-Presidente, Carlos Mouta, o interesse de apresentar a candidatura ao Campeonato Mundial de Ténis de Praia de 2025, integrado no mesmo ano em que a cidade recebe o título de Cidade Europeia do Desporto.
Eis os resultados completos deste Campeonato Nacional:
Pares femininos:
Campeãs nacionais: Débora Madile (CT Monsanto)/Marta Magalhães (C.ube TAP Portugal BT) Vice-campeãs: Manuela Cunha (JIC)/Victoria Ribeiro (CT Monsanto)
Final: 6-4 e 6-2
Consolação: Sandra Tomás (Clube Kairós)/Daniela Cardoso (Clube União Micaelense) vs Ana Sofia Araújo (Clube União Micaelense)/ Maria Pessanha ((Clube União Micaelense), 6-3, 6-7 (5) e 10-4
Pares masculinos:
Campeões nacionais: Henrique Freitas (JIC)/Pedro Maio (Clube TAP Portugal BT)
Vice-campeões: Martim Sousa (Clube TAP Portugal BT)/Miguel Sousa (Clube TAP Portugal BT)
Final: 6-4 e 6-4
Consolação: Mário Minnemman (JIC)/Arlindo Carneiro (CA Matosinhos) vs Miguel Portela (CT Setúbal)/João Agostinho (Clube TAP Portugal BT), 6-1. 2-6 e 12-10
Pares mistos:
Campeões nacionais: Marta Magalhães (Clube TAP Portugal BT)/Martim Sousa (Clube TAP Portugal BT)
Vice-campeões: Miguel Sousa (Clube TAP Portugal BT)/ Victoria Ribeiro (CT Monsanto)
Final: 4-6, 6-1 e 10-6
Consolação: Rita Gomes (Clube União Micaelense)/ Luis Magalhães (Clube União Micaelense) vs Tiago Costa (Clube União Micaelense)/Ana Câmara (Clube Kairós), 7-5 (5), 2-6 e 7-5 des.