Campeonato Junior Vale do Sousa: Os vencedores
Terminou ontem, 23 de Março, o Campeonato Junior Vale do Sousa – Sub18 A, realizada no Lousada Ténis Atlântico. Recorde-se que a prova fazia parte do Circuito Porto Open Junior 2016 e contou com muitos dos melhores jogadores nacionais do escalão.
No quadro principal de singulares femininos, Francisca Jorge, atleta do CT Guimarães, fez jus ao estatuto de 1ª cabeça-de-série e bateu toda a concorrência num quadro repleto de talento. Na final, a nº1 nacional do escalão dobrou Rita Pedroso, do SC Porto e nº 3 nacional, em dois sets: 6-4 e 6-2.
No quadro de singulares masculinos, que contou com muitos jogadores do top 20 nacional, foi Luis Faria (350º), do Boavista Futebol Clube, que se apurou através do Qualifying da prova, que levou a melhor. Numa final 100% Boavista Futebol Clube, Luís Faria culminou a longa caminha com um triunfo perante Francisco Faria, 3º cabeça-de-série e nº5 nacional do escalão, pelos parciais finais de 6-2 e 6-4.
Quanto às variantes de pares, a dupla João Martins/Francisco Rocha, da ET Maia, venceu a prova de pares masculinos após derrotar, na final, Diogo Jesus/Bernardo Pires, da Campo CC Quinta da Moura e ET Maia, respectivamente, por 6-4, 3-6 [11-9]. A competição de pares femininos foi arrebatada pelo par Francisca Jorge/Rita Pinto (CT Guimarães/ET José Mário), cabeça-de-série nº 1, que na final precisaram derrotar Carolina Cardoso/Joana Ferreira (ET Maia/CT Braga) pelos parciais de 7-5 e 6-2.
Esta prova A de Sub18 não defraudou as expectativas e trouxe ao norte, mais conretamente às instalações do Lousada TA, alguns dos melhores atletas nacionais de um escalão fulcral para a o seu futuro enquanto profissionais e, consequentemente, para o próprio futuro do ténis português. O Circuito Porto Open 2016 revela, assim, grande preponderância no panorama júnior nacional e motivos de interesse para os amantes do ténis. Segue-se o Campeonato Junior de Lousada, prova B Sub18, que já decorre no Complexo Desportivo de Lousada.