
Campeonato Europa Individual 2017: Balanço final
Sub14 Femininos
Matilde Jorge (CT Guimarães) e Mafalda Guedes (ET Maia), ambas de clubes AT Porto, foram as escolhidas para representar Portugal no Campeonato da Europa Individual do escalão. No quadro de singulares, M. Guedes foi afastada na 2ª ronda pela bielorrussa Anastasiya Komar com um duplo 6-1.
Jorge cedeu perante Anet Koskel, da Estónia, por 7-6(5), 6-7(5) e 6-4 na 1ª ronda do quadro, sendo que, no de consolação, atingiu os quartos-de-final. Gerda Reinaru, também da Estónia, acabaria por ser o carrasco da jovem vimaranense.
Em pares, a dupla de nortenhas foi eliminada na 2ª ronda pelas suíças Granwehr/Schalch em dois sets, por 6-3 e 6-4.
Sub16 Masculinos
Boa prestação por parte dos dois jogadores que representaram Portugal no Europeu Individual de Sub16, curiosamente, ambos de clubes AT Porto. No quadro principal de singulares, Hugo Maia, do CT Braga, alcançou os oitavos-de-final após deixar para trás um polaco e um bósnio, apenas cedendo perante o 3º pré-designado da prova, Nini-Gabriel Dica, da Roménia, por 6-0 e 6-2.
Já Manuel Gonçalves, do CT Porto, apesar de ceder na 1ª ronda do quadro principal, fez uma boa campanha no quadro de consolação, tendo chegado às meias-finais. O carrasco do jogado do CT Porto foi o sueco Gustaf Strom, que viria mais tarde a vencer o quadro.
Também na variante de pares, Gonçalves e Maia estiveram em bom plano, deixando para trás David Asatani/Saba Purteladze (Geórgia), Patrick Peterson/Kevin Suvi (Estónia) e cedendo apenas nos “quartos” para o par alemão composto por Moritz Hoffman/Justin Schalgetter, que se viria a sagrar campeão europeu da variante.
Sub16 Femininos
Maria Inês Fonte, da ET Maia, foi uma das eleitas para representar Portugal no Campeonato Europeu Individual de sub16. Fonte ultrapassou uma lituana na primeira ronda com um duplo 6-1, superiorizou-se depois perante a 7ª cabeça-de-série do quadro, a eslovaca Viktoria Morvayova, num encontro muito disputado apenas decidido no terceiro set (6-1, 3-6, 7-6(3)), sucumbindo apenas na 3ª ronda frente à italiana Elisabetta Cocciaretto.
Em pares, Maria Inês Fonte formou equipa com Rebeca C Silva e, juntas, chegaram aos oitavos-de-final do quadro da variante. A dupla lusa cedeu perante as oponentes da Geórgia pelos parciais finais de 7-5 e 6-4, despedindo-se da prova.
Sub18 Masculinos
Luís Faria, do OV Sports, foi um dos convocados para o CE Individual de Sub18. No quadro principal de singulares, Faria teve um encontro muito equilibrado contra o romeno Adrian Boitan, onde viria a ceder pelos parciais finais de 6-4, 5-7 e 6-3.
A sorte também não esteve do lado dos lusos na competição de pares. Perante os 12º pré-desginados, Marvin Moeller e Henri Squire, a dupla nacional composta por Luís Faria e Duarte Vale teve dificuldades e não conseguiu impor o seu jogo, acabando por ser eliminada pelos alemães.
Sub18 Femininos
Por fim, em sub18 femininos, Francisca Jorge, do CT Guimarães, cedeu perante a nº169 mundial de juniores, na 1ª ronda do quadro, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-3. Apesar da reacção no segundo set, a vimaranense não conseguiu completar a almejada reviravolta.
Já em pares, Jorge e Lúcia Quitério formaram equipa e derrotaram, na ronda inaugural, a equipa francesa Dartron/Lea Romain por 6-2 e 6-4. Seguiram-se as principais favoritas à vitória Sofya Lansere e Elena Rybakina, vindas da Rússia, que vergariam a dupla nacional com duplo 4-2.
Parabéns a todos pela participação nestes Campeonatos Europeus Individuais!