Campeonato da Europa Equipas – Sub16: Seleção Nacional feminina termina em 4º lugar

1 Agosto, 2016

As selecções masculina e feminina presentes nos Campeonatos da Europa por Equipas Sub16 tiveram destinos diferentes, na passada semana. Enquanto a equipa feminina, com Francisca Jorge, do CT Guimarães, em destaque, conseguiu um honroso 4º lugar no Grupo C de Qualificação, ocorrido em Curtea de Arges (Roménia), a formação masculina sub16, para a qual Hugo Maia (CT Braga) foi convocado (e Tomás Viana, da ET Maia, como suplente), ficou em 7º em Viñaros, Espanha.
 
As convocadas de Joana Pangaio, selecionadora nacional feminina do escalão, eliminaram a equipa bósnia, na 1ª ronda, por 3-0. Francisca Jorge venceu, em dois sets, o encontro de singulares, e ainda fez dupla com Rita Pinto, triunfando também no encontro de pares. Nas semifinais do Europeu de Equipas Sub16, Portugal cedeu frente à congénere romena, a equipa da casa, pela margem mínima. Apesar de Jorge, melhor atleta nacional do escalão e nº36 mundial, ter vencido a oponente romena (7-5, 3-6, 7-6(3)), o conjunto nacional viria a ceder por 2-1.
 
No apuramento do 3º e 4º classificados desta fase qualificação, e apesar de um embate equilibrado, a Letónia viria a ser mais forte que Portugal, triunfando por 2-1. O ponto luso foi conseguido pelo par Jorge/Quitério em dois sets.
 
 
Seleção masculina em 7º lugar
 
Também a selecção nacional masculina disputou o Europeu de Equipas do escalão. Com Vitor Ferreira como capitão, a equipa lusa cedeu os encontros frente à Noruega (sem Hugo Maia) e Espanha pela margem mínima, 2-1. No embate com a congénere espanhola, Maia defrontou Montagud, em singulares, tendo a sorte pendido para o lado do espanhol. Daniel Rodrigues ainda venceu o seu encontro de singulares, no entanto, Espanha viria a ser mais feliz no encontro de pares, triunfando no tie-break e remetendo a formação portuguesa para o jogo de disputa pelo 7º lugar.
 
No confronto contra a Dinamarca, o atleta do CT Braga esteve muito perto de bater Korsgaard, triunfando no 1º set. No entanto, o dinamarquês galvanizou-se e operou uma reviravolta por 5-7, 6-3 e 6-3. No 2º encontro de singulares, Tomás Soares também não conseguiu bater o adversário dinamarquês, Jorgensen.

Relacionados

campeonato-regional-equipas
Sport Club do Porto conquista Campeonato Regional Equipas Sub12 Mistos
A Associação de Ténis do Porto deseja-lhe Boas Festas!
interclubesseniores_banner
1.ª fase do Campeonato Regional de InterClubes Seniores quase definida
O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS