
Braga Open 2016 – Sub12: AT Porto com forte presença na prova internacional
De realçar que a prova contou contou com a presença de cerca de 100 atletas de 16 nacionalidades diferentes (!), de entre os quais, 44 eram portugueses. De clubes da AT Porto, foram dezassete os que marcaram presença e deixaram a sua marca no torneio, conseguindo, inclusivamente, triunfos em pares masculinos e femininos.
Na competição de singulares masculinos, ganha pela primeira vez por um tenista luso (Diogo Morais – Club Internacional Foot-ball) estiveram presentes:
Diogo Corvaceira – CT Porto (Q)
Gonçalo Gomes – LTC Foz (Q)
Bernardo Balancho – ET Maia (Q)
Luís Saraiva – CT Porto (Q)
Guilherme Corvaceira – CT Porto (Q)
Gonçalo Marques – ET Maia (QP)
João Martins – ET Maia (QP)
Henrique Rocha – ET Maia (QP)
Mathieu Dussaubat – SC Porto (alcançou a final do Quadro B)
José Luís Kendall – ET Maia
Já em singulares femininos, jogaram:
Adriana Pellizzari – LTC Foz (Q)
Mafalda Guedes – ET Maia (QP)
Maria João Fonseca – ET Maia (QP)
Raquel Rodrigues – CT Braga (QP)
Matilde Jorge – CT Guimarães (atingiu os quartos-de.final)
Inês Rodrigues – CT Braga (QP)
Laura Durão – CT Braga (QP)
Mas foi nas variantes de pares que os jogadores da AT Porto mais se destacaram. Em pares femininos, a dupla “nortenha” composta por Mafalda Guedes e Matilde Jorge, da ET Maia e do CT Guimarães, respectivamente, foi mais forte do que toda a (forte) concorrência e alcançou a vitória final com um triunfo perante as italianas Virgina Ferrara/Georgia Pedone, pelos parciais de 6-4 e 6-3. Em pares masculinos, José Luís Kendall, da ET Maia, juntou-se a Nuno Pinheiro (CN Ginástica) e arrecadou o tão desejado troféu. Na final, a dupla lusa conseguiu uma excelente reviravolta no resultado, batendo os espanhóis Ivan Perez Martin/ Pedro Rodenas pelos parciais finais de 2-6, 6-3 [10-4].
O Braga Open 2016 terminou, assim, da melhor forma, consagrando o ténis nacional e evidenciando todo o potencial dos pupilos dos clubes da AT Porto num contexto internacional.