Bárbara Luz Medeiros e Gonçalo Ferreira sagram-se campeões absolutos

11 Abril, 2016

Chegou hoje ao fim o Campeonato Regional Absoluto – Taça Luís Avides Moreira da AT Porto, que se realizou no Complexo de Ténis da Maia a partir do dia 2 deste mês de Abril.
 
Num munícipio que acarinha o ténis há 25 anos, cerca de meia centena dos melhores jogadores da região norte, representando dezasseis clubes diferentes, disputaram mais de oitenta encontros relativos à prova que, este ano, contou com um prize money de 2000€.
 
Quanto aos vencedores, começando pelas senhoras, Bárbara Luz Medeiros, do SC Porto, sagrou-se campeã regional após derrotar, na final, Rita Vilaça, da ET Maia. Num encontro deveras equilibrado, e após três intensas horas de jogo, a número um nacional superiorizou-se a Vilaça, que já se havia sagrado vice-campeã em 2015, pelos parciais finais de 4-6, 6-2 e 6-3, sucedendo a Raquel Mateus como campeã regional absoluta.
 
Em singulares masculinos, uma final “surpresa” com dois jogadores do escalão juvenil na luta pelo tão desejado título. Gonçalo Ferreira, do CT Braga, superiorizou-se a toda a concorrência e conseguiu a vitória. Na final, Ferreira teve pela frente o wildcard João Marques, do Boavista FC, que até entrou melhor no derradeiro embate da prova. Porém, após estar a perder por 4-2 no primeiro set, Gonçalo Ferreira galvanizou-se, conseguiu a reviravolta, e fechou o encontro com os parciais de 6-4 e 6-0. O tenista do CT Braga sucede, assim, a Francisco Cabral, campeão em 2015.
 
Relativamente às variante de pares, Rita Vilaça voltou a mostrar-se exímia na arte de partilhar o seu lado do court. Depois de vencer em 2015, a jogadora da ET Maia voltou a sagrar-se campeã regional, tanto em pares femininos, como em pares mistos. Em femininos, curiosamente, Vilaça formou dupla com Bárbara Luz Medeiros e derrotaram em dois sets (6-2 e 6-1), na final, Beatriz Abreu/Raquel Mateus, do CT Braga e CT Porto, respectivamente. Já em pares mistos, Rita Vilaça e Bernardo Pires, ambos “da casa”, o ET Maia, venceram à dupla Francisca Jorge/Francisco Faria, do CT Guimarães e Boavista FC, numa final decidada em super tie-break: 6-3, 4-6 [10-8].
 
Por fim, a competição de pares masculinos foi vencida por Gonçalo Ferreira (CT Braga), conseguindo a “dobradinha”, e Afonso Viana (ET Maia) que bateram o par do ANA Gondomar Rafael Andrade/Gonçalo Ventura, 4º cabeças-de-série, por 6-4 e 6-3.
 
A ET Maia foi, mais uma vez, um palco exemplar para que a magia do ténis do norte revelasse a sua força e brilho, mostrando aos amantes do ténis o potencial dos nossos tenistas, a eficácia das instalações da região e a incansável disponibilidade dos nossos clubes, treinadores e árbitros. Todos eles, sem excepção, são os campeões absolutos da AT Porto.

Relacionados

Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino
Dupla nortenha continua imbatível no ténis de praia