Balanço do Estágio AT Porto

11 Outubro, 2016

Mais de uma dezena de aletas ATPorto dos escalões de sub12, sub14 e sub16 participaram, no início deste mês de Outubro, num estágio em Espanha, realizado em academias de ténis de Madrid e Valência.
 
Segundo o professor Rui Silva, coordenador das selecções AT Porto e orientador deste estágio, o objectivo principal desta deslocação a Espanha foi potenciar o trabalho dos clubes AT Porto. Ou seja, surgiu da vontade e necessidade de “organizar estágios que sejam operacionais para poder organizar os encontros competitivos ou provas de forma eficiente”.
 
Claro que isto acarretou alguns contratempos, como por exemplo “a dificuldade em encontrar um clube, neste caso em Madrid, que disponibilizasse 14 courts de ténis para os encontros com os atletas da federação Madrilena, ou uma academia de alta competição que recebesse 14 atletas de diferentes idades”, revelou Rui Silva. As dificuldades foram ultrapassadas e a comitiva encontrou, tanto em Madrid como em Valência, óptimas condições para a prática do ténis.
 
Quanto à actividade em si, segundo o professor, “foram avaliadas as atitudes e desempenho dos próprios atletas, tanto a nível desportivo como comportamental. A gestão destas situações práticas, inclui o controlo das variáveis críticas que vão servir para assegurar a qualidade das mesmas. Dois dias numa academia de alta competição, como o é a TénisVal, fez com que se revelassem muitas virtudes e, assim como não virtudes, dos nossos jogadores”.
 
Para finalizar, Rui Silva acrescentou ainda que “trabalhar em contexto real de treino, sob supervisão, consolidando competências técnicas, relacionais e organizacionais são factores que considerados relevantes para o perfil considerado ideal para ser um atleta das selecções ATPorto”.

Relacionados

Parceria entre a AT Porto e a Nutriloja.pt
Conhecidos os campeões regionais de veteranos +35 e +50 anos
Monte Aventino recebe “regional” de veteranos +40 e +55 anos
Circuito PINK TOUR 2025: Lousada recebe primeira etapa
Circuito TCR 2: Prestação positiva dos atletas nortenhos