AT Porto na “I Gala do Reconhecimento Desportivo” do IPDJ

21 Março, 2016

O director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Dr. Manuel Barros, associou o 44º Aniversário da Casa do Desporto à “I Gala do Reconhecimento Desportivo”. O evento, para o qual a Associação de Ténis do Porto foi convidada, decorrerá amanhã, terça-feira, a partir das 21h na Sala de Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar.
 
Esta Gala do Reconhecimento Desportivo visa “reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos Agentes Desportivos, através do seu contributo individual e/ou coletivo em prol do desporto, nas diferentes modalidades desportivas”. Assim, são abrangidos todos os “clubes, treinadores, atletas e outros agentes que, em cada modalidade desportiva sediada na Casa do Desporto do Porto, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento desportivo federado”.
 
É neste contexto que duas caras da AT Porto serão homenageadas:
 
– Alice Ribeiro, secretária da Associação de Ténis do Porto há 23 anos, desde 8 de Outubro de 1992. Nestes 23 anos, para além do trabalho de secretariado e administrativo na sede da ATPorto, tem sido fundamental na organização das provas e eventos da ATPorto, como por exemplo os Campeonatos Regionais, a Liga Atlântica jogada com a Galiza e na prova internacional Porto Open. No desempenho das suas funções sempre revelou uma conduta pessoal exemplar, de um profissionalismo, empenho e entusiasmo que, de forma muito especial, tem contribuído para promover  e desenvolver o Ténis desta região Norte de Portugal.
 
– António Paes de Faria, presidente da AT Porto, premiado pelo seu contributo para a arbitragem de ténis ao longo das últimas décadas, nomeadamente enquanto árbitro de cadeira e juíz-árbitro a nível nacional e internacional: árbitro FPT, 1985; ITF White Badge, 1991; ATPtour Officials School, 1991, exercendo funções em provas nacionais e internacionais de 1985 a 2001, designadamente, em Campeonatos Nacionais Absolutos e da 1ª Divisão, eliminatórias da Davis Cup e da European Cup, provas dos circuitos ATP e WTA e provas do circuito ITF Junior. O IPDJ visa, também, consagrar António Paes de Faria pelo seu papel de fundador da Associação Portuguesa de Ténis (1995), precursora da actual Associação de Árbitros de Padel e Ténis, e enquanto formador da Federação Portuguesa de Ténis, de 1991 a 2008.
 
 
Quanto à Casa do Desporto, esta foi fundada em 1972 e surgiu de um conceito inovador, ou seja, juntar as instituições regionais e algumas nacionais num edifício, e de uma visão estratégica que ambicionava criar um elo para todo o desporto do Norte. Este foi um projecto fruto de uma concepção muito avançada para a época e que, ainda hoje é actual, para além de ser rampa de projecção para a organização futura do desporto no Norte de Portugal. Exemplo reconhecido, na mediada em que hoje se procura concentrar as instituições desportivas regionais e, assim, evitar a sua dispersão dentro de cada região. Fora de fronteiras, em 2001 o governo da Galiza inspirou-se nesta ideia e criou um edifício do desporto em Vigo, onde estão todas as Federações Desportivas da região da Galiza.
 
Quanto ao anfitrião, Gondomar, também merece destaque. Aquela que será a Cidade Europeia do Desporto no próximo ano, é terra de um clube de ténis habituado a ganhar títulos e conta com uma população bastante activa na modalidade, com contributos essenciais para o desenvolvimento da mesma no norte do país.
 
Como não podia deixar de ser, a AT Porto acederá ao convite por parte do IPDJ – Norte, e orgulhosamente, representará aquele que é considerado, por muitos, o “desporto-rei” da região.

Relacionados

Vila do Conde Pink Tour chegou ao fim
Campeonato Regional de Iniciados tem novos campeões
Circuito Pink Tour passou por Famalicão
Tomada de posse AT Porto
Campeonatos Regionais Individuais de Sub 12, Sub 16 e Sub 18 jogam-se em Lousada