AT Porto na “I Gala do Reconhecimento Desportivo” do IPDJ

21 Março, 2016

O director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Dr. Manuel Barros, associou o 44º Aniversário da Casa do Desporto à “I Gala do Reconhecimento Desportivo”. O evento, para o qual a Associação de Ténis do Porto foi convidada, decorrerá amanhã, terça-feira, a partir das 21h na Sala de Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar.
 
Esta Gala do Reconhecimento Desportivo visa “reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos Agentes Desportivos, através do seu contributo individual e/ou coletivo em prol do desporto, nas diferentes modalidades desportivas”. Assim, são abrangidos todos os “clubes, treinadores, atletas e outros agentes que, em cada modalidade desportiva sediada na Casa do Desporto do Porto, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento desportivo federado”.
 
É neste contexto que duas caras da AT Porto serão homenageadas:
 
– Alice Ribeiro, secretária da Associação de Ténis do Porto há 23 anos, desde 8 de Outubro de 1992. Nestes 23 anos, para além do trabalho de secretariado e administrativo na sede da ATPorto, tem sido fundamental na organização das provas e eventos da ATPorto, como por exemplo os Campeonatos Regionais, a Liga Atlântica jogada com a Galiza e na prova internacional Porto Open. No desempenho das suas funções sempre revelou uma conduta pessoal exemplar, de um profissionalismo, empenho e entusiasmo que, de forma muito especial, tem contribuído para promover  e desenvolver o Ténis desta região Norte de Portugal.
 
– António Paes de Faria, presidente da AT Porto, premiado pelo seu contributo para a arbitragem de ténis ao longo das últimas décadas, nomeadamente enquanto árbitro de cadeira e juíz-árbitro a nível nacional e internacional: árbitro FPT, 1985; ITF White Badge, 1991; ATPtour Officials School, 1991, exercendo funções em provas nacionais e internacionais de 1985 a 2001, designadamente, em Campeonatos Nacionais Absolutos e da 1ª Divisão, eliminatórias da Davis Cup e da European Cup, provas dos circuitos ATP e WTA e provas do circuito ITF Junior. O IPDJ visa, também, consagrar António Paes de Faria pelo seu papel de fundador da Associação Portuguesa de Ténis (1995), precursora da actual Associação de Árbitros de Padel e Ténis, e enquanto formador da Federação Portuguesa de Ténis, de 1991 a 2008.
 
 
Quanto à Casa do Desporto, esta foi fundada em 1972 e surgiu de um conceito inovador, ou seja, juntar as instituições regionais e algumas nacionais num edifício, e de uma visão estratégica que ambicionava criar um elo para todo o desporto do Norte. Este foi um projecto fruto de uma concepção muito avançada para a época e que, ainda hoje é actual, para além de ser rampa de projecção para a organização futura do desporto no Norte de Portugal. Exemplo reconhecido, na mediada em que hoje se procura concentrar as instituições desportivas regionais e, assim, evitar a sua dispersão dentro de cada região. Fora de fronteiras, em 2001 o governo da Galiza inspirou-se nesta ideia e criou um edifício do desporto em Vigo, onde estão todas as Federações Desportivas da região da Galiza.
 
Quanto ao anfitrião, Gondomar, também merece destaque. Aquela que será a Cidade Europeia do Desporto no próximo ano, é terra de um clube de ténis habituado a ganhar títulos e conta com uma população bastante activa na modalidade, com contributos essenciais para o desenvolvimento da mesma no norte do país.
 
Como não podia deixar de ser, a AT Porto acederá ao convite por parte do IPDJ – Norte, e orgulhosamente, representará aquele que é considerado, por muitos, o “desporto-rei” da região.

Relacionados

winter-cup-lousada
Winter Cup regressa a Lousada para mais uma etapa
atport-interclubes
CT Guimarães e CT Porto conquistam títulos nos Interclubes +35 e +50 anos
Leonor Leitao Ines magalhaes Rui
Seleções ATPorto com participação positiva em Madrid
veteranos-atporto
FASE FINAL DE INTERCLUBES VETERANOS +35 E +50 ESTE FIM-DE-SEMANA
SUB 12 MISTOS COM NOVO TÍTULO PARA O SPORT CLUB DO PORTO