atporto

AT PORTO INTEGRA PROJETO EUROPEU PARA A SUSTENTABILIDADE DO DESPORTO – B4SS

24 Janeiro, 2025

Promovido e liderado pela Federação Catalã de Ténis, foi apresentado o Projeto Erasmus+ da União Europeia “Benchmarking for Sport Sustainability” (B4SS), que será desenvolvido em conjunto com a Associação de Ténis do Porto, a Federação Eslovaca de Ténis, a Escola Universitária Santa Anna de Pisa (Itália), a Ecoservices (Espanha) e o Start-IT Studio (Espanha).

Com este projeto, pretende-se apoiar os clubes com a criação de uma ferramenta informática aberta com indicadores padronizados através da qual os mesmos podem conhecer o impacto ambiental da sua atividade e ter melhores práticas para otimizar a eficiência das suas instalações ao longo do ano. Para conseguir isso, este projeto incentivará a cooperação entre organizações ambientais e representantes de diferentes federações de ténis.

Numa primeira fase serão analisados ​​clubes da Catalunha, Portugal, Croácia, Itália e Eslováquia. Uma vez apresentados os resultados, será altura de começar a trabalhar no desenvolvimento desta ferramenta e procurar formas de melhorar a eficiência energética, gerir adequadamente os resíduos e promover hábitos sustentáveis dentro e fora dos courts.

Ao participar neste projeto, que traz vantagens para a gestão dos clubes, a AT Porto reforça o seu posicionamento internacional, continuando a trabalhar com outras instituições de ténis fora de Portugal, nomeadamente a Federação de Ténis da Eslováquia e a Federação Catalã de Ténis, para além de salvaguardar o seu compromisso com o meio ambiente, reafirmando a sua visão de um desporto mais inclusivo, acessível e respeitador da natureza. O facto dos clubes poderem adotar práticas mais sustentáveis ​​não só beneficia o os seus associados e jogadores, como também vai capacitar os clubes com soluções e boas práticas de gestão, que traz eficiência energética e ganhos económicos. O projeto que tem a duração de dois anos (2025 e 2026) envolve 400 mil euros, sendo que 35 mil euros serão para a AT Porto.

Mais informações no site da Federação Catalã de Ténis:

https://fctennis.cat/la-federacio-catalana-de-tennis-lidera-el-projecte-erasmus-de-la-unio-europea-benchmarking-for-sport-sustainability/

 

 

Relacionados

Jacob Schmalzriedt é o novo Campeão Regional Ténis em Cadeira Rodas
Equipa feminina do CTP campeã nacional Sub 18
Meninas do Sport Club do Porto campeãs nacionais Sub 14
Agosto traz muito ténis de praia
Guimarães recebeu etapa do circuito Pink Tour